• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Hengqin impulsiona a inovação no fluxo transfronteiriço de dados entre Guangdong e Macau

No dia 8 de julho, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin realizou a Cúpula sobre o Desenvolvimento de Alta Qualidade da Indústria de Dados e Inovação no Fluxo Transfronteiriço de Dados entre Guangdong e Macau.

Na ocasião, foram assinados acordos para estabelecer o "Espaço Internacional de Dados Transfronteiriços Confiáveis - Estação de Macau e Hengqin" e o Espaço de Dados Confiáveis em Saúde de Guangdong e Macau, além de ser anunciada a criação da "Aliança de Empresas de Dados de Macau e Hengqin", visando impulsionar a construção do Porto Internacional de Comércio Digital Macau + Hengqin.

Atualmente, a Zona de Cooperação está acelerando a construção do Centro de Serviços para o Fluxo Transfronteiriço de Dados e o Centro de Orientação para a Conformidade da Inteligência Artificial. Várias empresas líderes na economia digital, como China Electronics, China Telecom, ByteDance, REDnote e Tencent Music, estão usando Macau e Hengqin como a base para ampliar seus mercados domésticos e internacionais.

Li Chong, coordenador adjunto da Comissão Executiva da Zona de Cooperação, declarou que se estabelecerá uma estrutura geral com base no modelo "tecnologias + regras + cenários", explorando um novo modelo de fluxo transfronteiriço de dados "duplo ciclo e duplo buffer", com foco em atender aos países de língua portuguesa, especialmente o Brasil, e construir um ecossistema globalmente compartilhado da economia digital.

Reinhold Achatz, presidente da International Data Spaces Association (IDSA), salientou que os espaços de dados enfatizam a soberania de dados e o compartilhamento confiável. A IDSA já implementou mais de 80 casos de aplicação em 28 países e pretende aprofundar a cooperação com a indústria chinesa para impulsionar a liberação do valor dos dados.

Na cúpula, também foi iniciado o Espaço Piloto de Dados Confiáveis em Saúde entre Guangdong e Macau, visando promover o compartilhamento transfronteiriço de dados médicos como prontuários, imagens e relatórios de exames entre Hengqin, Macau e Zhuhai. A "Aliança de Empresas de Dados de Macau e Hengqin", por sua vez, integra recursos digitais de Guangdong e Macau, auxiliando a economia digital a evoluir de "avanço isolado" para "colaboração sistemática".

A cúpula foi orientada pelo Grupo Especial para a Construção do Hub de Comércio Digital da Zona de Cooperação e pelo Centro de Capacitação da China da IDSA, e organizada pela Filial de Zhuhai da China Telecom. Atraiu cerca de 140 participantes, incluindo representantes da Administração Nacional de Dados, do Gabinete da Comissão Central dos Assuntos no Ciberespaço, do Governo da Região Administrativa Especial de Macau e de empresas.