• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Macau celebra 24º aniversário do regresso à pátria

(Xinhua/Cheong Kam Ka)

A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) da China realizou quarta-feira uma cerimônia de hasteamento de bandeiras e uma recepção para celebrar o 24º aniversário do regresso de Macau à pátria.

O chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau, Ho Iat Seng, disse na recepção que o governo da RAEM vai unir e liderar todos os setores da sociedade, aproveitar as oportunidades históricas oriundas do desenvolvimento global do país, continuar a promover a prática bem sucedida de "um país, dois sistemas" com características de Macau e celebrar o 75º aniversário da fundação da República Popular da China e o 25º aniversário do regresso de Macau à pátria em 2024.

Ho recordou como a RAEM, no ano passado, melhorou continuamente o sistema jurídico e os mecanismos de aplicação da lei para salvaguardar segurança nacional, reforçou a administração da indústria de jogos segundo as leis, compilou o primeiro plano de desenvolvimento abrangente e sistemático de Macau sobre a diversificação econômica adequada e fez novas realizações no avanço da construção da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, na cidade vizinha de Zhuhai.

O governo da RAEM também expandiu continuamente os intercâmbios e a cooperação com o mundo exterior, alcançou uma rápida recuperação econômica e manteve a harmonia e a estabilidade sociais, disse Ho.

No próximo ano, o governo da RAEM vai salvaguardar firmemente a segurança nacional e a estabilidade social, e acelerar a implementação das principais tarefas e os principais projetos listados no plano de diversificação econômica para transformar Macau num centro mundial de turismo e lazer e desenvolver as suas indústrias prioritárias de grande saúde, finanças modernas, alta tecnologia, exposições e convenções, além de cultura e esportes, observou Ho.

Serão também realizados esforços para acelerar a construção da zona de cooperação aprofundada em Hengqin, promover o desenvolvimento econômico de elevada qualidade, aproveitar plenamente as vantagens de Macau para melhor se integrar no desenvolvimento nacional global, disse Ho.

Mais de 1.000 convidados participaram da recepção, incluindo Ho Hau Wah, vice-presidente do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Zheng Xincong, diretor do Gabinete de Ligação do Governo Popular Central na RAEM, e Liu Xianfa, comissário do Ministério das Relações Exteriores da China na RAEM.

Antes da recepção, cerca de 520 funcionários do governo e outros convidados participaram da cerimônia de hasteamento da bandeira. 

(Xinhua/Cheong Kam Ka)

(Xinhua/Cheong Kam Ka)

(Xinhua/Cheong Kam Ka)

(Xinhua/Cheong Kam Ka)