• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

China introduz políticas para facilitar viagens de cidadãos ao exterior

A Administração Nacional de Imigração da China (NIA, do inglês) anunciou no domingo uma série de políticas para facilitar as viagens de residentes ao exterior.

As medidas incluem a diversificação dos canais de solicitação de documentos de saída e entrada, a otimização dos procedimentos de solicitação e a extensão do período de permanência. As medidas entrarão em vigor em 6 de maio, de acordo com a NIA.

Segundo as novas políticas, os residentes com idade igual ou superior a 16 anos (exceto funcionários públicos e militares ativos) em 20 cidades-piloto, incluindo Beijing e Shanghai, poderão renovar e re-obter seus passaportes, bem como documentos de viagem para as regiões de Hong Kong, Macau e Taiwan através da plataforma online.

Os residentes da parte continental da China que solicitem entradas múltiplas a Hong Kong e Macau com fins comerciais podem utilizar dispositivo inteligente para obter a autorização de acesso rápido. Além disso, a duração da estada para os titulares de autorização comercial a Hong Kong e Macau será prolongada de sete dias para 14 dias.

Beijing e Shanghai serão incluídas na política de emissão de autorização multi-entrada com validade de um a cinco anos para seis categorias designadas de talentos para viajar para Hong Kong e Macau, com uma duração de estadia inferior a 30 dias para cada viagem.

Além disso, será emitido um novo tipo de autorização multi-entrada aos residentes da parte continental da China para se deslocarem a Macau para efeitos de participação em exposições, tratamento médico e atividades de artes cênicas. Um a dois acompanhantes daqueles que procuram serviços médicos em Macau serão elegíveis para solicitar a mesma autorização.

Será emitida uma autorização especial aos moradores da parte continental da China integrantes a grupos de turistas e que viajam em Hengqin e Macau, levantando as restrições ao número de entradas destes grupos para Macau através do porto de Hengqin dentro de sete dias.

O novo conjunto de políticas é de grande importância para melhorar o bem-estar das pessoas, estimular a vitalidade do mercado, otimizar o ambiente de negócios e ajudar a moldar uma economia aberta em um nível mais alto, de acordo com um funcionário da administração.