Foto: Nanfang Plus
Para expandir canais de investimento internacionais e explorar recursos globais, uma delegação composta por funcionários da Direção dos Serviços de Desenvolvimento Econômico, Direção dos Serviços de Assuntos Jurídicos e Direção dos Serviços de Estatísticas da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin realizou, entre os dias 15 e 23 de maio, visitas à Malásia e ao Brasil, para promover intercâmbios comerciais e cooperações pragmáticas.
No dia 16 de maio, a delegação organizou uma sessão de promoção de investimentos em Kuala Lumpur, detalhando os benefícios fiscais, políticas de apoio industrial e medidas de facilitação transfronteiriça de Hengqin, com o objetivo de atrair empresas malaias. Além disso, a delegação visitou câmaras comerciais locais,empresas de logística,e companhias de tecnologia, para explorar potenciais de cooperação no comércio eletrônico transfronteiriço, manufatura de alta tecnologia e economia digital. Representantes do setor empresarial malaio manifestaram interesse em conhecer Hengqin.
Foto: Nanfang Plus
Na mesma visita, a delegação visitou ainda a Autoridade de Investimentos de Johor, a A1 A.K. Koh Group Berhad, e a MBN Enterprise Sdn Bhd, e inspecionou o projeto do Centro de Dados PDG, analisando o layout industrial local e perspectivas de cooperação. Destaca-se que a MBN já havia visitado a Direção dos Serviços de Desenvolvimento Econômico da Zona de Cooperação em agosto de 2024. A atual visita reforçou a confiança da empresa de realizar negócios em Hengqin.
No dia 20 de maio, a delegação participou da Conferência Econômica e Financeira China-Brasil em São Paulo, Brasil e apresentou na oportunidade as vantagens de Hengqin na promoção da cooperação econômica e comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
No Brasil, a delegação visitou empresas dos setores agrícola, manufatureiro e biotecnológico,e institutos de pesquisa, discutindo temas como investimento comercial e cooperação tecnológica e o aproveitamento dos benefícios da integração "Macau + Hengqin" para facilitar investimentos bidirecionais entre empresas chinesas e brasileiras.