• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

As medidas de apoio lançadas por Hengqin podem atrair mais talentos internacionais de Macau: diretor interino do ZUMRI

Em 8 de fevereiro, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin  emitiu um aviso sobre a operação alfandegária independente oficial da Zona de Cooperação a partir da meia noite do dia 1º de março, com o objetivo de facilitar ainda mais o fluxo de pessoas, bens, capitais e informações entre Macau e Hengqin.

“Após a operação alfandegária independente de Hengqin, o imposto para a importação de equipamentos poderá ser bastante reduzido. Assim, poderemos reunir mais recursos para fazer experimentos”, afirmou o Prof. Guokai CHEN, PhD., diretor interino do Instituto de Ciência e Tecnologia Zhuhai-UM (ZUMRI), em uma recente entrevista exclusiva ao GDToday.

“Antes, a viagem da Universidade de Macau para Hengqin levava por volta de meia hora. Agora demora apenas cerca de três minutos para chegar ao Posto Fronteiriço de Hengqin e mais três minutos para passar por ele”, o Prof. Doutor Guokai CHEN descreveu que o desenvolvimento da Zona de Cooperação tornou mais fácil para todos viajarem entre Hengqin e Macau. “Essa facilitação estabeleceu uma base para atrair talentos internacionais de Macau para Hengqin no futuro”, acrescentou.

O Instituto de Ciência e Tecnologia Zhuhai-UM (ZUMRI) é a primeira base de demonstração de cooperação entre “empresas, instituições de ensino superior e institutos de pesquisa” da Universidade de Macau na Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, localizada em Hengqin. O ZUMRI realiza pesquisas científicas aplicadas e trabalhos de transformação de conquistas em Hengqin, promove a industrialização de realizações científicas e tecnológicas e avança na reestruturação e atualização industrial.

O Prof. Dr. Chen destacou que, na integração e no desenvolvimento dos recursos humanos na Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau, uma plataforma melhor é a prioridade. Em segundo lugar, são necessários melhores projetos, especialmente suporte para os projetos. “Acho que Guangdong está fazendo muito bem nesse sentido”, acrescentou ele.

Nos últimos anos, o ZUMRI desenvolveu um novo modelo, que consiste em instituir laboratórios conjuntos, entre instituições e empresas, para superar desafios e realizar pesquisas e desenvolvimentos conjuntos (P&D). “Nos últimos dois anos, já estabelecemos 10 laboratórios desse tipo, incluindo trabalhos com empresas em Nanjing, Guangdong e Guangxi. As atraímos para Hengqin para que façamos P&D juntos”, afirmou.

“Todos os anos, são selecionados alguns dos melhores projetos, que necessitam de investimentos de empresas e apoio do governo. Os projetos devem contar com elementos de Macau, assim, promoverão a integração dos talentos de Macau com a Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau”, explicou o Prof. Guokai CHEN, PhD.