• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Ver novas realizações da promoção da construção da Grande Área da Baía na província de Guangdong através de 10 palavras-chave

Zonas de Cooperação de Hengqin e Qianhai

Em setembro, o Comitê Central do Partido Comunista da China e o Conselho de Estado emitiram o Plano Geral para a Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, e o Plano para o Aprofundamento Abrangente da Reforma e Abertura da Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Modernos Shenzhen-Hong Kong em Qianhai, de modo a construir o campo piloto de demonstração e reforma nova para enriquecer as práticas do princípio “um país, dois sistemas”. Guangdong e Macau organizaram em conjunto a Comissão Administrativa da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, com um comitê executivo subordinado, enquanto a Zona de Cooperação de Qianhai realizou ampliação de dimensões, com a área total estendida a 120.56 quilômetros quadrados, levando e acelerando a promoção da cobertura de políticas financeiras e jurídicas a toda a zona.

Centro Científico Nacional Abrangente

No dia 11 de dezembro, o presidente Xi Jinping enviou uma carta de congratulação ao Fórum de Ciência de Grande Área da Baía. Os Clusters de Ciência e Tecnologia Shenzhen-Hong Kong-Guangzhou mantiveram por dois anos consecutivos o segundo lugar no Índice Global de Inovação. Guangdong, Hong Kong e Macau têm aumentado constantemente as suas competências de inovação e criam um ambiente novo de abertura e inovação, promovendo conjuntamente a construção do centro científico nacional abrangente da Grande Área da Baía.

Conexão da Grande Baía

Em 2021, Guangdong levou ativamente em cabo o projeto “Conexão da Grande Baía”, articulando as regras de Guangdong, Hong Kong e Macau. Foi posto em prática o projeto “Conexão de talentos”, através do qual 402 médicos de Hong Kong e Macau obtiveram Certificado de Qualificação de Médicos do Interior da China e 707 advogados participaram do exame de prática para advogados da Grande Área. Realizaram-se o reconhecimento mútuo e a interconexão dos códigos de saúde de Guangdong e de Macau, fomentando constantemente a articulação do Código de Saúde de Guangdong com o Código de Saúde de Hong Kong.

Círculo de Vida de Uma Hora da Grande Baía

Em 2021, a Grande Área da Baía acelerou sua interconexão, construindo um sistema de transporte abrangente modernizado. Com a entrada em funcionamento do Posto Fronteiriço Qingmao, novo acesso fronteiriço Guangdong-Macau, e a aceleração dos projectos tais como a 3ª fase da expansão do Aeroporto Internacional Baiyun de Guangzhou, a Ponte Shenzhen-Zhongshan e a Passagem de Travessia Marítima do Mar de Huangmao, etc., o vai e vem entre Guangdong, Hong Kong e Macao fica mais rápido e conveniente, formando basicamente o “Círculo de Vida de Uma Hora” da Grande Baía.

Economia Aberta

Nos primeiros 11 meses, as importações e exportações do comércio exterior de Guangdong atingiram 7,47 trilhões de yuans, excedendo a escala do ano inteiro de 2020, aumentando 17,4% em termos anuais. Espera-se que a escala anual do comércio externo exceda 8 trilhões de yuans. A utilização real do capital estrangeiro no ano inteiro ultrapassou 180 bilhões de yuans. Durante todo o ano, 385 trens de carga China-Europa partiram da Grande Área da Baía, com número de linhas aumentado para 19, radiando 15 países da Ásia e da Europa. A 130a Feira de Cantão atraiu 600 mil visitantes e cerca de 26 mil empresas chinesas e estrangeiras participaram online.

Patamar de Talentos

O secretário-geral Xi Jinping apontou, na Conferência Central de Trabalho de Talentos, que vão se construir patamares de talentos de alto nível em Beijing, Shanghai e Grande Área da Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau. Guiado pela construção de um patamar de talentos de alto nível na Grande Área, Guangdong fez esforços precisos nos "cinco grandes projetos" como forjamento de talentos estratégicos, fortalecimento de base de treinamento de talentos, melhoria da qualidade da introdução de talentos, reforma do sistema de talentos e otimização da ecologia de talentos, de modo a criar uma nova situação da construção de uma província forte com talentos na nova era.

Aprimoramento do ambiente de negócios

Promoveram-se em profundidade reformas como “separação de licenças de negócios e autorizações”, “integração de várias certificações e licenças em uma licença comercial consolidada”, “redução de tempo para abertura de empresas”, etc., elevando o nível de facilidade para abertura de empresas, durante todos os processos da qual é realizada a digitalização, que leva apenas um dia útil, em média, na província inteira. Os projetos de investimento governamental serão revisados e aprovados dentro de 100 dias úteis, enquanto os projetos de investimento social dentro de 60 dias úteis.

Empreendedorimo e Emprego dos jovens de Hong Kong e Macau

Em 2021, Guangdong promulgou diversas medidas para continuamente fazer um bom trabalho no empreendimento e emprego dos jovens de Hong Kong e Macao em Guangdong. Já se formou o “1+12+N”, sistema de base de incubação de inovação e empreendedorismo para jovens de Hong Kong e Macau, o qual assume como liderança a base de incubação de inovação e empreendedorismo da Grande Área da Baía (Guangdong), tem como pilar 12 bases principais e tem como fundamento 57 bases caraterísticas do Delta do Rio das Pérolas.

Projecto de Gestão Financeira Transfronteiriça

Foram promovidas ainda mais a interconexão do mercado das finanças e a construção dos serviços financeiros transfronteiriços. Em setembro, foi oficialmente arrancado o Projeto-Piloto de Gestão Financeira Transfronteiriça na Área da Grande Baía de Guangdong-Hong Kong-Macau. Um mês depois da entrada em funcionamento do projeto, o volume total de negócios já excedeu 200 milhões de yuans, com mais de 13 mil contas referentes abertas. Até final de dezembro de 2021, foram realizados um total de 5855 negócios, com um montante total de 486 milhões de yuans.

Zona de Demonstração Pioneira de Melhoria de Qualidade de Ar da Grande Área

Em 2021, Guangdong, Hong Kong e Macao reforçaram-se ainda mais em prevenção e controle conjuntos da poluição atmosférica, promovendo prevenção e controle coordenados de PM2.5 e do ozono. A proporção de dias com boa qualidade do ar (AQI, na sigla em inglês) e a concentração média de partículas finas (PM2,5, na sigla em inglês) do Delta do Rio das Pérolas, em 2021, são, respetivamente, de 90,8% e 21 μg/m³. Até 29 de novembro, Zhuhai, Zhongshan, Shenzhen, Huizhou e Zhaoqing, se classificaram entre as 20 melhores na qualidade do ar entre as 168 cidades da China.

Autor: Isabel Shen

Editar: Chen Yihui