• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Zonas cooperativas de Guangdong impulsionarão abertura financeira

Trabalhadores operam em canteiro de obras de um centro de transações em Qianhai, cidade de Shenzhen, Província de Guangdong, sul da China, em 8 de setembro de 2021. (Xinhua/Mao Siqian)

O banco central da China e quatro outras autoridades divulgaram medidas para aprofundar as reformas financeiras e a abertura em Qianhai e Hengqin, na Província de Guangdong, sul da China.

O banco central do país e os reguladores de bancos e seguros, valores mobiliários e câmbio estrangeiro, bem como o governo da província de Guangdong, divulgaram na quinta-feira 30 medidas para apoiar Qianhai de Shenzhen a alcançar uma interconexão de alto nível com o mercado financeiro de Hong Kong até 2025.

As medidas visam estabelecer um sistema de regras financeiras de acordo com os padrões internacionais e um ambiente financeiro de classe mundial dentro da Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Modernos Shenzhen-Hong Kong de Qianhai até 2035.

Com foco no aprofundamento da cooperação financeira entre Shenzhen e Hong Kong, as medidas recém-divulgadas ajudarão os residentes de Hong Kong a abrir contas em bancos do continente e fortalecer a cooperação em relatórios de crédito, ao mesmo tempo em que ajudam as empresas a realizar financiamento de crédito, a sub-filial do banco central em Shenzhen disse.

As medidas facilitarão de forma abrangente o comércio e o investimento transfronteiriços, bem como a liquidação transfronteiriça em Renminbi para novos modelos comerciais.

Os dados mostram que mais de 2 mil instituições financeiras financiadas por Hong Kong se registraram em Qianhai.

As cinco autoridades governamentais também divulgaram 30 medidas para aumentar a cooperação financeira entre Hengqin e Macau, em Zhuhai, na quinta-feira.

De acordo com as novas medidas, serão facilitados os serviços relativos aos meios de subsistência de residentes na zona de cooperação aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin, incluindo transações transfronteiriças individuais, pagamentos móveis, financiamento de crédito, seguros e emprego.

As novas medidas enfatizam o fortalecimento do apoio financeiro para as indústrias de turismo, comércio e exposições em Hengqin, bem como a promoção do desenvolvimento de leasing e factoring financeiros internacionais.

As medidas expandem o escopo da transferência transfronteiriça de ativos e promovem a liquidação transfronteiriça do Renminbi, visando a construção de um sistema de regras financeiras em pé de igualdade com os padrões internacionais em Hengqin.