A Escola Experimental Ziqí da Universidade Normal da Capital, localizada na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, concluiu a construção e está prevista para entrar em funcionamento no início do ano letivo deste outono.
O projeto da nova escola está localizado no lado norte da Avenida Hong Kong-Macau,próximo do Novo Bairro de Macau, ocupando uma área de aproximadamente 48.000 m², com uma área construída total de cerca de 61.000 m² e um investimento total de cerca de 420 milhões de yuans.
Todas as partes envolvidas na construção superaram dificuldades como restrições à remoção de terra, chuvas contínuas e condições de alta temperatura, concluindo a obra dentro de 18 meses, conforme o previsto.
A nova escola terá uma capacidade de 36 turmas, podendo oferecer 1.800 vagas.
A escola divide-se pricipalmente em três zonas: a zona de ensino, a zona de vida e a zona de esportes. A zona de ensino, localizada no lado leste, é a área chave, onde se concentram edifícios escolares, biblioteca, ginásio, auditório, entre outros espaços funcionais. A zona de vida, no lado norte, está equipada com refeitório e outras instalações de serviço logístico. Enquanto a zona de esportes, no lado oeste, dispõe de um campo de atletismo com pista de 400 metros, um ginásio coberto e uma piscina, satisfazendo as necessidades diversificadas de atividades esportivas dos professores e alunos.
A conclusão do projeto significa o fim do modelo de funcionamento da Escola Ziqí em local temporário, e os alunos da Ziqí receberão a nova escola no próximo semestre.