A Exposição Global de Máquinas Inteligentes e Produtos Eletrônicos (AIE, na sigla em inglês) acontecerá simultaneamente em Macau e Zhuhai entre os dias 4 e 6 de dezembro deste ano, adotando o modelo de "uma exposição em duas cidades". Nos primeiros dois dias, será aberta aos convidados profissionais, e no terceiro dia, ao público em geral.
A AIE desta edição terá como o tema principal "Fabricação Inteligente da Grande Baía • Compartilhamento Global" e contará com 6 pavilhões temáticos. O pavilhão de Macau vai se concentrar em produtos electrónicos inteligentes, incluindo 3 salões temáticos como o da telecomunicação inteligente e da internet das coisas. O pavilhão de Zhuhai focalizar-se-á em produtos mecânicos inteligentes, com 3 salões temáticos como o de equipamentos inteligentes e da internet industrial.
A Expo adotará o modelo "Fórum + Exposição", realizando atividades "1+6+N". Durante o evento, serão organizadas mais de 50 atividades de matchmaking entre fornecimento e compra. O primeiro roadshow de apresentação iniciará em Beijing, sendo seguido por roadshows locais em países como Alemanha, Tailândia, Indonésia, e em cidades como Shanghai, Hangzhou, Chengdu e Shenzhen.
A AIE deverá atrair mais de 10.000 comerciantes profissionais nacionais e internacionais, promovendo a interligação entre empresas locais e a cadeia da indústria científica e tecnológica global. O evento ajudará Macau a cultivar um ecossistema de inovação tecnológica inteligente, a impulsionar as empresas da região a "saírem para o mundo" e a estimular o desenvolvimento dos setores hoteleiro, gastronómico, varejista e turístico locais.
Guangdong e Macau esforçar-se-ão para fazer bem os trabalhos de garantia, como abrir linhas de ônibus para a exposição Macau-Zhuhai e Hong Kong-Zhuhai, fornecer serviços de passagem VIP nos aeroportos de Guangdong, Hong Kong e Macau, além de implementar medidas facilitadoras para vistos, e passagem rápida de pessoas e de mercadorias.
O pavilhão de Zhuhai terá lugar no Centro de Exposições Internacional de Zhuhai. Durante a exposição, Zhuhai adicionará 10 linhas de autocarro directas ao pavilhão e coordenará a capacidade de táxis e serviços de carro por aplicativo nas redondezas por meio de sistemas inteligentes. Os departamentos alfandegários elaboraram planos especiais para que os serviços de desembaraço aduaneiro estiverem disponíveis 24 horas por dia.
A Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hegnqin aprofundará ainda mais os cenários de aplicação das políticas concernetnes por meio desta exposição, atraindo ativamente empresas de inovação científica e tecnológica para se estabelecerem em Hengqin, Macau e outras cidades da Grande Baía. Hengqin e Macau estão em processo de construção conjunta da Plataforma de Serviços para Comércio e Investimento entre a China e os Países de Língua Portuguesa, que oferecerá serviços profissionais completos a empresas da China e dos países lusófonos e hispânicos de formas online e offline.
A AIE deste ano interligará o fundo da indústria científica e tecnológica da Grande Baía com um valor superior a 30 bilhões de yuans, para apoiar as tecnologias de ponta lançadas pela primeira vez no evento.