Até às 12h30 do dia 28 de dezembro de 2025, o volume total de passageiros de entrada e saída no Porto de Hengqin deste ano ultrapassou 30 milhões, representando um crescimento homólogo de 32,9%. Foi é a primeira vez que o fluxo de pessoas no porto atingiu esta cifra, estabelecendo um novo recorde histórico.

Este é o quarto ano desde a criação oficial da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Com o avanço da integração Hengqin–Macau e a implementação eficaz de diversas políticas, os intercâmbios interpessoais entre as duas regiões tornaram-se cada vez mais frequentes.
Quanto à composição do fluxo de passageiros, os viajantes do interior da China foram a principal força motriz do crescimento. Desde o início do ano, cerca de 20 milhões de passageiros do interior passaram pelo porto, um aumento de 25,8% em termos homólogos. A rapidez e eficiência do processo de despacho aduaneiro, bem como uma experiência de passagem confortável e conveniente, são os fatores importantes para atrair estes passageiros.

A procura de deslocações por residentes de Hong Kong e Macau continua a aumentar. Os dados indicam que, este ano, mais de 8,9 milhões de residentes de Hong Kong e Macau entraram e saíram pelo Porto de Hengqin, um crescimento homólogo de 49,6%. Entre eles, o número de residentes de Macau aumentou 50,1% e o de residentes de Hong Kong cresceu 43,7%.
Atualmente, mais de 30 mil residentes de Macau vivem, trabalham ou residem na Zona de Cooperação, o número de empresas de capital de Macau ultrapassou 7.600, e o nível de integração industrial e de “vida numa mesma cidade” entre Hengqin e Macau continua a elevar-se, tornando as deslocações transfronteiriças para trabalho e lazer uma escolha quotidiana para cada vez mais residentes de Hong Kong e Macau.
Além disso, as políticas continuamente otimizadas da China para facilitar a entrada de estrangeiros no país têm produzido resultados significativos. Com o aumento do número de países com isenção de visto, é também mais fácil para turistas estrangeiros chegarem a Hengqin e Macau. Desde o início do ano, mais de 450 mil turistas estrangeiros entraram e saíram pelo Porto de Hengqin, um aumento expressivo de 84,8% em termos homólogos, injetando nova vitalidade no crescimento do fluxo de passageiros do porto.
Foto: Hengqin Online