• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Boom de viagens impulsiona recuperação durante feriado de Primeiro de Maio


Estação Ferroviária Hongqiao em Shanghai, leste da China, em 3 de maio de 2023. (Xinhua/Wang Xiang)

Enquanto a China celebrava o primeiro feriado do Dia do Trabalhador desde que otimizou suas medidas de resposta à COVID-19, uma dramática onda de viagens iluminou a confiança do país na recuperação econômica.

Dados surpreendentes mostraram a forte vitalidade e resiliência que a China possui.

BOOM DE VIAGENS

Os chineses fizeram 274 milhões de viagens domésticas durante o intervalo de cinco dias que começou em 29 de abril, um aumento de 70,83% em termos anuais e 19,09% a mais do que em 2019, antes do surto de COVID-19, informou o Ministério da Cultura e Turismo.

A receita do turismo alcançou 148,06 bilhões de yuans (US$ 21,44 bilhões), um aumento anual de 128,9%, de acordo com a pasta.

O volume de passageiros transportados pela rede comercial da China durante o feriado de Primeiro de Maio atingiu quase 270 milhões de viagens, com média diária de 53,94 milhões, um aumento anual de 162,4%, informou o Ministério do Transporte.

De acordo com um relatório divulgado pela agência de viagens online Trip.com, as vendas de ingressos para pontos turísticos domésticos dispararam 900% em relação ao feriado de 1º de maio anterior e dobraram em comparação com 2019.

Enquanto isso, os pedidos de viagens internacionais aumentaram quase 700% ano a ano, com o número de passagens aéreas internacionais e pedidos de hotéis aumentando em quase 900% e 450%, respectivamente, segundo o levantamento.

ALTA DE CONSUMO E POLÍTICAS DE APOIO

Além do entusiasmo das pessoas em viajar, as autoridades também implementaram medidas como cupons e festivais de compras para promover o consumo.

Impulsionada por fatores que incluem o apoio de políticas, a liberação da demanda do consumidor, que estava reprimida, aumentou. As vendas das principais empresas de varejo e serviços de bufê aumentaram 18,9% em relação ao feriado de 1º de maio de 2022, de acordo com o Ministério do Comércio.

Enquanto isso, a bilheteria total dos filmes ultrapassou 1,5 bilhão de yuans durante o feriado, informou a Administração de Cinema da China.

As opções de lazer emergentes no país, como acampamento, jogos de frisbee e ciclismo, também foram populares entre os consumidores, com pedidos desse tipo na plataforma de comércio eletrônico Meituan registrando um crescimento notável de 200% em relação ao ano passado.

"Os mercados de consumo doméstico, como o de alimentação e turismo, tiveram uma forte recuperação, o que demonstrou plenamente a forte resiliência e o potencial da economia chinesa e estabeleceu uma base sólida para a recuperação econômica ao longo do ano", avalia Wang Yun, analista da Academia Chinesa de Pesquisa Macroeconômica.   

MELHORIA DAS EXPECTATIVAS

O aumento da onda de viagens, juntamente com o promissor desempenho econômico da China, trouxe melhorias nas expectativas de várias instituições.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, disse que uma recuperação robusta significa que a China deverá ser responsável por cerca de um terço do crescimento global em 2023, dando um impulso bem-vindo à economia mundial.

Enquanto isso, o presidente do Grupo do Banco Mundial, David Malpass, anunciou no início de abril que o credor elevou sua previsão de crescimento global para 2023 para 2%, de 1,7% em janeiro, devido à recuperação da China.

Luo Zhiheng, economista-chefe da Yuekai Securities, estimou que a economia deverá alcançar um rápido crescimento no segundo trimestre, com um crescimento anual do PIB de mais de 7%.