Localização: Português >  Manchetes

China avança construção da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau em Nansha de Guangzhou

2022-06-28 Fonte:  Xinhuanet.com

A China emitiu medidas detalhadas para promover o desenvolvimento do distrito de Nansha na cidade de Guangzhou, em uma tentativa de aprofundar a cooperação abrangente na Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau (GBA, sigla em inglês) e expandir a abertura de alto padrão.

A região de Nansha melhorará seu mecanismo de inovação tecnológica, serviços públicos e ambiente de negócios, disse Guo Lanfeng, funcionário da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma durante uma reunião na sexta-feira.

Até 2025, a região buscará aprofundar a cooperação industrial com Hong Kong e Macau e impulsionará os serviços públicos relativos a startups, educação e saúde, de acordo com uma diretriz divulgada pelo Conselho de Estado, o gabinete da China.

A diretriz apresenta desenvolvimento sinérgico entre a região de Nansha e Hong Kong e Macau, e maior abertura na GBA, disse Guo.

A diretriz afirmou que, até 2035, grandes avanços surgirão nos sistemas locais de inovação e transformação industrial, bem como nos ambientes de trabalho e de vida, ao mesmo tempo em que o número de residentes de Hong Kong e Macau em Nansha deverá aumentar significativamente.

Ao melhorar o ambiente de negócios da região e expandir a abertura de alto padrão, a China fará esforços sólidos para construir Nansha em uma plataforma principal para facilitar a cooperação abrangente na GBA, disse a diretriz.

O documento acrescentou que a região de Nansha implementará medidas para fomentar indústrias de alta tecnologia, apoiar os jovens em startups, melhorar o transporte e a logística globais e facilitar a convergência regulatória na GBA.

A diretriz foi revelada à medida que a China vem avançando no desenvolvimento de Nansha, distrito de Hengqin, vizinho de Macau, assim como Qianhai em Shenzhen, desde que um plano de desenvolvimento para a GBA foi divulgado em fevereiro de 2019.

"Hengqin se concentra em servir Macau, enquanto Qianhai procura apoiar Hong Kong", disse Guo.

Ele observou que todas as três regiões visam aprofundar a integração da GBA através da exploração em indústrias importantes, ampliando assim o espaço de desenvolvimento de Hong Kong e Macau e apoiando seu desenvolvimento social e econômico.

Nansha tem ganho impulso de crescimento a partir do estímulo político. Em 2021, o PIB da região ultrapassou 200 bilhões de yuans (US$ 30 bilhões), com um total de 223 projetos investidos pelas 500 maiores empresas do mundo.

Mais de 2.700 empresas de Hong Kong e Macau se estabeleceram no distrito, com o valor do investimento somou US$ 117 bilhões, segundo dados oficiais.

Nansha aproveitará seus recursos na ligação entre mercados nacionais e internacionais para aumentar as vantagens da GBA nas cooperação e concorrência internacionais, acrescentou Guo.


Home

|

About us

|

Contact us
WWW.NEWSGD.COM. All rights reserved.|Registered