• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Zona de Cooperação convoca reunião sobre o desenvolvimento de alta qualidade, destacando a tendência da integração entre Hengqin e Macau

Na tarde de 28 de janeiro, após ter assistido à Conferência Provincial de Desenvolvimento de Alta Qualidade, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin convocou, em seguida, a reunião de desenvolvimento de alta qualidade para remobilizar e reorientar os trabalhos nesta matéria da Zona de Cooperação, com a presença dos líderes seniores de vários departamentos e instituições de Hengqin.

微信图片_20230201113151.jpg

Na reunião, foi indicado que a operação econômica da Zona de Cooperação, em 2022, alcançou bem as metas e tarefas estabelecidas no início do ano, dando um bom começo ao ano.

No que diz respeito ao desenvolvimento das “quatro indústrias pilares”, a investigação e desenvolvimento científico e tecnológico, a indústria manufatureira de ponta, a medicina chinesa e outras indústrias de marca de Macau lançaram sucessivamente políticas indústriais específicas e mantêm boa tendência de desenvolvimento. Em 2022, as receitas operacionais de dois sectores registaram um aumento homólogo de 28,3% e de 13,4%, respectivamente. O valor acrescentado da indústria financeira moderna aumentou 8,1%, face ao período homólogo. Já a indústria de cultura, turismo, convenções e exposições, e comércio vem apresentando uma gradual recuperação durante as férias do Ano Novo Chinês e estima-se que alcance um crescimento célere em 2023.

Quanto ao desenvolvimento dos elementos de Macau, as receitas operacionais das empresas de Macau acima do tamanho designado estabelecidas na Zona de Cooperação no ano passado aumentaram 21,4%, relativamente ao período homólogo. Registra-se aumento no número de pessoas e veículos que entraram e saíram do Posto Fronteiriço de Hengqin e no número de profissionais para exercício transfronteiriço, na Zona de Cooperação, entre outros índices. As plataformas de pesquisa científica e os laboratórios conjuntos criados pelas instituições de ensino superior de Macau na Zona de Cooperação obtiveram vários progressos na área de indústria, estudo e investigação.

微信图片_20230201113235.jpg

Na reunião, destacou-se que em 2023, a Zona de Cooperação deve ir ao encontro dos objetivos da fase I de 2024 do “Projeto Geral”, tendo como linha principal “promover o desenvolvimento diversificado e adequado da economia de Macau”. Deve focar-se nas “quatro indústrias pilares” e nas necessidades das empresas e dos residentes de Macau, destacando a tendência da integração entre Hengqin e Macau.

Também é necessário se concentrar nas grandes tarefas e metas, nomeadamente a implementação da “gestão separada”, a colocação em uso do “Novo Bairro de Macau”, a implementação dos grandes projetos e plataformas, etc., acelerando a formação de um mecanismo de trabalho eficiente que garante a implementação das tarefas através da promoção orientada para projeto e da gestão baseada em lista de tarefas, a fim de assegurar uma conclusão de qualidade elevada de todos os trabalhos.

Além disso, deve-se aproveitar as oportunidades da recuperação econômica para acelerar a criação de um ambiente empresarial de primeira classe, orientado para o mercado, o estado de direito e a internacionalização, dando maior apoio ao desenvolvimento de alta qualidade das empresas. É preciso mobilizar os recursos competitivos das empresas e de todos os sectores da sociedade para que Hengqin e Macau trabalhem em conjunto para cativar investimentos estrangeiros, de modo a trazer uma nova onda de investimento de grande escala e de alta qualidade, atraindo, projetos, empresas e profissionais de alta qualidade para se reunirem na Zona de Cooperação, promovendo, com todos os esforços, o desenvolvimento diversificado e adequado da economia de Macau.