• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

China divulga plano para desenvolver com maior vigor zona de cooperação Shenzhen-Hong Kong

As autoridades centrais da China emitiram um novo plano para desenvolver ainda mais uma zona de cooperação entre a metrópole meridional de Shenzhen e a Região Administrativa Especial de Hong Kong (RAEHK).

De acordo com o plano, a reforma e a abertura da Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Modernos Shenzhen-Hong Kong de Qianhai serão aprofundadas de forma abrangente.

O plano, divulgado pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado, foi divulgado na segunda-feira.

O plano geral para estabelecer a zona de cooperação foi aprovado pelo Conselho de Estado em 2010.

Um total de 11.500 empresas com financiamento de Hong Kong foram registradas na zona, com capital registrado chegando a 1,28 trilhão de yuans (US$ 198 bilhões), de acordo com os dados oficiais divulgados no fim de agosto.

A área total da zona de cooperação será expandida dos atuais 14,92 quilômetros quadrados para 120,56 quilômetros quadrados, segundo o novo plano de desenvolvimento.

O novo plano foi formulado para ajudar Qianhai a desempenhar melhor um papel exemplar e de liderança no desenvolvimento da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, segundo o plano.

Em 2035, Qianhai terá um ambiente de negócios de classe mundial e se tornará um motor de desenvolvimento de alta qualidade com forte capacidade de alocação de recursos globais, promovendo a inovação e liderando o desenvolvimento coordenado, de acordo com as metas estabelecidas no novo plano de desenvolvimento.

Qianhai avançará no desenvolvimento da indústria de serviços modernos, acelerará a reforma e inovação do sistema e dos mecanismos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, se esforçará para promover um ambiente de negócios de classe mundial e inovará seu modelo de governança.

Também irá promover o livre comércio de serviços com Hong Kong e Macau, alargar a abertura do setor financeiro, abrir ainda mais os assuntos jurídicos e promover a participação de alto nível na cooperação internacional, de acordo com o plano.

O plano trará benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e social de Hong Kong, afirmou um porta-voz do Departamento dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado.

O conteúdo do plano mostra a grande importância que as autoridades centrais atribuem à prosperidade e estabilidade a longo prazo de Hong Kong, assim como ao bem-estar das pessoas lá, observou o porta-voz, acrescentando que o plano vai injetar novas forças motrizes e proporcionar novas oportunidades para o desenvolvimento de Hong Kong.

"Esperamos que o governo e todas as esferas da vida na RAEHK aproveitem as oportunidades, façam bom uso das políticas de apoio das autoridades centrais e aprofundem continuamente a cooperação mutuamente benéfica entre Guangdong e Hong Kong", disse o porta-voz.