Foto: Direção dos Serviços de Assuntos Administrativos da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin
2025 é o ano de conclusão do 14º Plano Quinquenal da China e também o ano de abertura da segunda fase da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Nos últimos anos, o comércio eletrónico transfronteiriço tornou-se uma das áreas principais de desenvolvimento da Zona de Cooperação e desempenha um papel importante. Recentemente, Xia Baolong, director do Gabinete dos Trabalhos de Hong Kong e Macau do Comité Central do Partido Comunista da China (PCCh), fez inspeções em Hengqin e visitou o parque industrial de comércio eletrónico transfronteiriço para conhecer seu papel na promoção da economia digital de Macau e do emprego e empreendedorismo dos jovens, e incentivar as empresas a contribuírem para o desenvolvimento diversificado da economia de Macau.
Hengqin está a transformar-se gradualmente num ecossistema industrial de comércio eletrónico transfronteiriço internacionalizado e de alta qualidade, graças às suas vantagens únicas em termos de localização, apoio político e ambiente empresarial favorável. Com a construção de uma série de plataformas de comércio eletrónico transfronteiriço, instalaram-se na Zona de Cooperação empresas bem conhecidas como XiYin, Universo Ying e KuaiShou, surgindo inicialmente o efeito de aglomeração industrial. Estes parques industriais não só proporcionam um ambiente empresarial óptimo para as empresas de comércio eletrónico transfronteiriço, como também dão um apoio importante ao desenvolvimento diversificado da economia de Macau e ao empreendedorismo e emprego dos jovens.
O desenvolvimento integrado com Macau deu a Hengqin a dupla vantagem de estar ligada à comunidade internacional e ao Interior da China. Baseando-se em dividendos de políticas como as "Medidas de Apoio para a Promoção do Desenvolvimento de Alta Qualidade do Setor de Comércio Eletrônico Transfronteiriço na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin", Hengqin ofereceu um forte apoio às empresas concernentes. Como um dos primeiros beneficiados da política, o Parque Industrial de Comércio Eletrónico Transfronteiriço de Huafa atraiu 56 empresas desde o seu pleno funcionamento em maio de 2024, com as empresas financiadas por Macau a representarem mais de 35%. Através de um sistema de serviços abrangente, que cobre as áreas comerciais, financeiras, de seleções de produtos, logísticas e de outras, o Parque ajuda as empresas a expandir-se para o mercado internacional e promove as marcas de Macau a "ir para o exterior".
A abertura da Cidade Comercial de Hengqin Huafa também contribuiu para a formação gradual de um ecossistema integrado de produção e cidade no parque, instalações como o Apartamento de Talentos e o Hotel de Negócios estão totalmente operacionais, fornecendo serviços completos para as empresas instaladas. O parque também planeja lançar a "Base de Inovação e Empreendedorismo para os Jovens de Macau", para proporcionar uma plataforma de empreendedorismo aos jovens de Macau, e criar uma escola de formação em comércio eletrónico transfronteiriço para ajudar as pequenas e médias empresas (PME) a internacionalizarem-se.
O Parque Industrial de Comércio Eletrónico Transfronteiriço de Hengqin e Macau (Innovator) também alcançou os primeiros resultados no âmbito do modelo de integração "comércio eletrónico transfronteiriço + cultura e turismo". O parque atraiu empresas de renome, como Yuantong e Baidu. A International Cass, como um representante bem-sucedido das empresas culturais e turísticas de Macau, conseguiu uma transformação de negócios através do comércio eletrónico transfronteiriço. No futuro, o parque aprofundará a sinergia industrial com Macau, promoverá o modelo de "exposição e cooperação entre os dois locais" e introduzirá tecnologias de ponta, como a inteligência artificial, para aumentar a eficiência da cadeia industrial e a competitividade internacional.
Além disso, Hengqin reforçará a ligação com o Aeroporto Internacional de Macau e promoverá a construção de um centro logístico, de modo a aumentar a capacidade dos serviços logísticos e promover ainda mais a eficiência da atracagem do fluxo de carga. Com a globalização da marca "Produção Supervisionada em Macau" e a entrada de mais empresas, espera-se que a cooperação entre Hengqin e Macau poderá tornar-se um novo patamar alto para o comércio global e promover o "Fabricado na China" para o mundo.