Recentemente, a delegação da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin realizou uma visita comercial de dois dias a Angola.
Em Luanda, capital do país africano, o grupo chefiado pelo coordenador adjunto da Comissão Executiva da Zona de Cooperação, Fu Yongge, visitou empresas, se reuniu com figuras políticas, realizou inspeções sobre projetos e assinou acordos de cooperação.
(Fonte da imagem: Hengqin Online)
No primeiro dia, a delegação visitou a Embaixada da China em Angola, a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a China Gezhouba Group Angola Co., Ltd., com o objetivo de obter uma compreensão abrangente sobre o ambiente comercial local.
Esta viagem resultou na assinatura de um acordo quadro de cooperação estratégica entre a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e a China-Portugal Economic and Trade Center Operation and Management Co., Ltd. As duas partes irão desenvolver uma cooperação aprofundada em áreas como desenvolvimento econômico e comercial, intercâmbio de informações, assistência técnica e expansão de oportunidades comerciais.
No segundo dia, a delegação visitou a Zona Econômica Especial Luanda-Bengo, a Câmara de Comércio da China em Angola e o projeto do novo aeroporto de Luanda, construído pela China National Aero-Technology International Engineering Corporation. Posteriormente, a delegação também se reuniu com o ministro da Indústria e Comércio de Angola, Rui Miguêns.
Esta visita construiu uma ponte transoceânica que liga os mercados da China e dos países de língua portuguesa, injetou nova energia no desenvolvimento coordenado entre as duas partes e proporcionou um "plano Hengqin" replicável para aprofundar o mecanismo de cooperação multilateral entre a China, África e os países lusófonos.