• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Zona de Cooperação Aprofundada acelera a facilitação da inspeção transfronteiriça entre Hengqin e Macau com vista aincentivar desenvolvimento econômico de alta qualidade

“Atualmente, a Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin está acelerando a liberalização de mercadorias na ‘primeira linha’ e o controle na ‘segunda linha’, a implementação da política de alta facilitação de entrada e saída de pessoas, e está se esforçando intensamente para realizar a ‘operação alfandegária’ física e a construção de uma ‘cerca eletrônica’ nas finanças”, afirmou Fu Yongge, membro do Comitê de Trabalho de Hengqin do Comitê Provincial de Guangdong e Coordenador Adjunto da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin.

微信图片_20230130104412.jpg

Na manhã de 28 de janeiro, a Conferência de Desenvolvimento de Alta Qualidade da Província de Guangdong foi inaugurada, elaborando um plano para o desenvolvimento de alta qualidade da economia de Guangdong, e mobilizou toda província a investir rapidamente no desenvolvimento de alta qualidade. À tarde, na primeira sessão, Fu Yongge, em nome da Zona de Cooperação Aprofundada, apresentou uma visão geral do desenvolvimento desde a inauguração da Zona de Cooperação Aprofundada e o próximo plano de trabalho chave.

“As receitas fiscais da Zona de Cooperação Aprofundada em 2022 atingiram 35,389 bilhões de yuans e as empresas com capital de Macau na Zona se totalizaram 5323. A Zona de Cooperação Aprofundada alcançou resultados iniciais em termos de negociação e construção conjuntas, diversificação das indústrias e desenvolvimento integrado de Hengqin e Macau”, assinalou Fu Yongge.

Informações indicam que, mais de um ano após a sua inauguração, a inovação e o ímpeto empreendedor eram bem visíveis na Zona de Cooperação Aprofundada. Foram lançadas plataformas de alto nível, como o Parque Industrial de Concepção de Circuitos Integrados Guangdong-Macau e o Laboratório Conjunto de Computação Inteligente Avançada Guangdong-Macau. A Zona de Cooperação Aprofundada abrange 26 plataformas científicas e de inovação a nível nacional e provincial e 335 empresas nacionais de alta tecnologia. O sistema de apoio às indústrias foi basicamente construído e o desenvolvimento das indústrias conseguiu bons resultados.

微信图片_20230130104239.jpg

“Em 2023, a Zona de Cooperação Aprofundada se concentrará na implementação dos ‘três grandes projetos’ que dizem respeito a desenvolvimento das indústrias, articulação de regras e serviços integrados a favor do bem-estar da população para promover o desenvolvimento econômico de alta qualidade”, adiantou Fu Yongge,  Coordenador Adjunto da Comissão Executiva da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Especificou que a Zona de Cooperação Aprofundada implementará o “Projeto de Tração das Indústrias Características” com medidas precisas e formulará ativamente um novo modelo de integração intersetorial “Plataforma de Macau + recursos internacionais + espaço de Hengqin + partilha de realizações”; Além disso, acelerará a preparação para o estabelecimento do Laboratório de Medicina Tradicional Chinesa de Guangdong junto com Macau e Zhuhai e organizará conjuntamente uma delegação com Macau e Zhuhai para atrair investimento no Japão, Coreia do Sul, Sudeste Asiático e países de língua portuguesa.

Ademais, a Zona de Cooperação Aprofundada implementará firmemente o “Projeto de Mobilidade Transfronteiriça de Elementos”, completará as instalações de hardware e software de “gestão separada”, porá em experimentação a passagem transfronteiriça “sem contato” eficiente e conveniente para o pessoal, cooperará na construção do sistema de “cerca eletrônica” para fundos, bem como facilitará o uso ordenado da Internet internacional e a visualização de canais televisivos estrangeiros pelos residentes de Macau abrangidos pelo projeto “Novo Bairro de Macau”.

Além disso, a Zona de Cooperação irá acelerar a implementação do “Projeto de Integração Profunda dos Serviços a Favor do Bem-estar da População”, promover plenamente a conclusão do projeto “Novo Bairro de Macau” dentro do prazo deste ano e garantir os serviços públicos e as previdências sociais de acordo com o padrão de Macau, possibilitar que os alunos de Macau que estudem na Zona de Cooperação Aprofundada desfrutarem dos mesmos benefícios educacionais que os estudantes locais de Macau, tais como subsídios para pagamento de propinas e de aquisição de material escolar, assim como ajudar os jovens de Macau em inovação, empreendedorismo e emprego na Zona de Cooperação a usufruírem simultaneamente das políticas de apoio de Guangdong e de Macau.