Na manhã do dia 15 de Abril, a Cimeira de Saúde de Macau e Hengqin foi inaugurada na Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, orientada pela Comissão Executiva da Zona de Cooperação. Com o modelo de “uma convenção ou exposição, dois locais” e o novo posicionamento de “Macau + Hengiqn”, a cimeira realizou-se simultaneamente em Hengqin e Macau, atraindo mais de 300 representantes de empresas de topo, institutos de I&D, institutos de investimento, etc., para apresentar sugestões para o desenvolvimento da indústria da saúde.
A Zona de Cooperação, desde a sua criação, tem prestado atenção à missão de “promover o desenvolvimento adequadamente diversificado da economia de Macau”, tendo incluído a indústria da saúde como uma das suas quatro indústrias principais. Este ano é o ano para planejar o “15.º Plano Quinquenal”, e também o ano do início da segunda fase do desenvolvimento da Zona de Cooperação. Através da estratégia de "atrair grandes e fortes empresas" e "cultivar emergentes e excelentes empresas", a Zona de Cooperação irá construir uma melhor ecologia industrial e contribuir para o desenvolvimento moderadamente diversificado da economia de Macau.
Segundo Lin Tiandong, a medicina tradicional chinesa (MTC) é um tesouro da antiga ciência chinesa, e no contexto da construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, o desenvolvimento integrado Macau-Hengqin traz novas oportunidades para a sua herança e inovação. A herança é a base, a inovação é a força motriz, e as duas são complementares mutuamente. Vamos dar as mãos para florescer a medicina tradicional chinesa na nova era, acrescentou Lin.
Liu Liang referiu que a Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau era um terreno fértil para o cultivo de uma nova força produtiva de qualidade da medicina tradicional chinesa e tem um grande potencial de desenvolvimento. Neste aspecto, Hengqin já alcançou uma série de resultados. Ao mesmo tempo, segundo ele, o Laboratório da MTC de Guangdong (Laboratório Hengqin) integrou tecnologias de ponta para construir a primeira plataforma “one-stop, unmanned” do mundo para a criação de novos medicamentos chineses, promovendo assim o processo inteligente de investigação e desenvolvimento da medicina tradicional chinesa.
Song Ruilin acreditou que o seguro médico comercial tem um grande potencial e que a política “Produzido sob Supervisão de Macau + Produção em Hengqin” é uma grande vantagem para Hengqin. Para ele, Hengqin pode aproveitar as vantagens financeiras e políticas de Macau para estabelecer um sistema de avaliação de medicamentos de Macau que esteja ao nível das normas internacionais, para ajudar os medicamentos inovadores nacionais a se tornarem internacionais e para atrair medicamentos inovadores mundiais através do apoio das políticas. Ao mesmo tempo, Hengqin deve também aproveitar a sua vantagem geográfica e da taxa de imposto para atrair talentos internacionais.
Han Zhongchao referiu que o século XXI é a nova era da inovação e do desenvolvimento da terapia celular, e que a terapia com células estaminais tinha ampla perspectiva no domínio dos cuidados de saúde. Ele sugeriu que Hengqin possa aproveitar a política piloto nacional de aplicação clínica da tecnologia médica de células estaminais para construir uma “Zona Piloto de Turismo Médico Internacional” com Macau e criar um projecto especial de terapia celular. Ao mesmo tempo, utiliza as vantagens de “um país, dois sistemas” de Macau para formar um padrão tridimensional de “I&D em Macau, comercialização em Hengqin e mercado no interior e no exterior”.
Actualmente, Hengqin está a focar na vanguarda das mudanças do desenvolvimento industrial, concentrando-se no cinco domínios, nomeadamente, a indústria da biomedicina e produtos concernentes, a indústria moderna da medicina tradicional chinesa e dos medicamentos chineses, a indústria de gestão e serviços de saúde, a indústria da medicina inteligente e da informação e a indústria da medicina de reabilitação e dos cuidados aos idosos, promovendo activamente o desenvolvimento adequadamente diversificado da economia de Macau.
No fórum de mesa redonda com o tema “Perspectivas do desenvolvimento integrado da indústria de saúde de Macau e Hengqin”, os convidados de diferentes empresas partilharam as suas experiências e apresentaram sugestões para o assunto.
A cimeira também estabeleceu quatro subfóruns em Macau e Hengqin para reunir a sabedoria de todas as partes para acumular sugestões para o desenvolvimento da indústria de saúde de Macau e Hengqin, partilhar oportunidades, e buscar um desenvolvimento comum e um futuro de ganhos mútuos.