• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Província chinesa de Guangdong registra recuperação no comércio exterior no primeiro trimestre


Foto de 15 de abril de 2023 mostra estandes de comércio na seção de exibição de Aparelhos Eletrônicos e Eletrodomésticos da 133º sessão da Feira de Importação e Exportação da China, também conhecida como Feira de Cantão, em Guangzhou, Província de Guangdong, sul da China. (Xinhua/Liu Dawei)

A Província de Guangdong, no sul da China, viu seu comércio exterior totalizar 1,84 trilhão de yuans (US$ 267 bilhões) no primeiro trimestre de 2023, informaram as autoridades alfandegárias locais nesta terça-feira.

Durante o período, as exportações da província subiram 6,2% em termos anuais, atingindo 1,22 trilhão de yuans.

Notavelmente, o valor total de importação e exportação de Guangdong reverteu as quedas anteriores e cresceu 3,9% ano a ano em fevereiro. Em março, seu comércio exterior cresceu anualmente 25,7%.

O comércio exterior de Guangdong no primeiro trimestre demonstra a forte resiliência e vitalidade da economia provincial, estabelecendo a base para alcançar sua meta de crescimento anual, disse Wen Zhencai, funcionário da sucursal da Administração Geral das Alfândegas em Guangdong.

Como principal player do comércio exterior da China, Guangdong estabeleceu uma meta de crescimento de 3% para o comércio exterior em 2023.

Os produtos de alta tecnologia e ecológicos de Guangdong, com alto valor agregado, lideraram o crescimento das exportações da província durante o primeiro trimestre, disseram as autoridades alfandegárias.

As exportações da província de automóveis elétricos de passageiros, baterias de lítio-íon e baterias solares registraram um crescimento robusto, aumentando 10,5 vezes, 50,5% e 1,2 vez, respectivamente.

Mais da metade do comércio exterior de Guangdong foi realizado pelo setor privado, já que o valor total de importação e exportação das empresas privadas locais ficou em 1,1 trilhão de yuans no primeiro trimestre, um aumento de 5%. O número de empresas de comércio exterior com negócios de importação e exportação em Guangdong chegou a 91 mil, um aumento anual de 8,8%.

Durante o mesmo período, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) permaneceu como a maior parceira comercial de Guangdong, com um crescimento comercial de 10,6%. O comércio de Guangdong com os países ao longo do Cinturão e Rota cresceu 10,9% ano a ano, representando cerca de um terço de seu comércio total.

Espera-se que a recuperação constante da economia da China, as políticas favoráveis destinadas a estabilizar o comércio exterior, a implementação acelerada de grandes projetos, os novos acordos assinados durante exposições e eventos como a atual Feira de Cantão, e o aumento da confiança empresarial forneçam um sólido apoio ao desenvolvimento do comércio exterior de Guangdong, de acordo com Wen.