• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Guangdong trabalhará com Hong Kong e Macau em promover a construção de duas zonas de cooperação de alto nível

Em 10 de setembro, realizou-se em Guangzhou a coletiva de imprensa sobre impulsionar a construção da Zona de Cooperação Aprofundada Guangdong-Macau em Hengqin e da Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Modernos Shenzhen-Hong Kong em Qianhai na província de Guangdong. Na conferência, o governador da província, Ma Xingrui, afirmou que Guangdong trabalhará com Hong Kong e Macau para a construção das duas zonas de alto nível, envidando todos os esforços para dar impulso à implementação efetiva de grandes políticas, projetos e reformas.

Nos últimos dias, foram emitidos pelo Comitê Central do Partido Comunista e pelo Conselho de Estado o «Plano Geral para a Construção da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin» e o «Plano para o Aprofundamento Abrangente da Reforma e Abertura da Zona de Cooperação da Indústria de Serviços Modernos Qianhai Shenzhen-Hong Kong»

De acordo com as informações, Guangdong está elaborando planos gerais para o desenvolvimento deHengqin e Qianhai e proporá mais medidas de reforma significativas, desempenhando plenamente o papel de campo de teste das duas zonas. Acelerará a construção de um novo sistema econômico aberto e a disposição de uma série de grandes projetos industriais e inovadores, aumentando a força abrangente e a competitividade das duas zonas. Promoverá com todos os esforços a integração profunda na área de bem-estar de modo a criar um ambiente de alto nível que facilite a vida e o trabalho dos habitantes.

No que diz respeito à articulação de regras e de mecanismos com Hong Kong e Macau, Guangdong tem concluído, nos últimos ano, a construção de um lote de grandes obras icônicas, como a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macao, o Trem de Alta Velocidade Guangzhou-Shenzhen-Hong Kong e o Posto Fronteiriço de Liantang/Xiangyuanwei, etc., inclusive a nova passagem Guangdong-Macau (Posto Fronteiriço de Qingmao) que já entrou oficialmente em operação. A seguir, Guangdong implantará a “Plataforma transfronteiriça de gestão financeira”, o que permitirá aos habitantes da Grande Baía fazer investimentos transfronteiricos em produtos financeiros vendidos pelos bancos. Ademais, trabalhará na construção da ferrovia de alta velocidade Guangzhou-Zhuhai (Macau) e na extensão do metrô ligeiro de Macau a Hengqin, explorando ativamente na introdução de serviços públicos, segurança social, entre outros apoios aos meios de subsistência de Macau e se esforçando a expandir novo espaço de vida de alta qualidade para habitantes macaenses.

Na esfera de reforma do ambiente de negócios, tendo como motor a conexão com Hong Kong e Macau, Guangdong tomará como referência o nível mais elevado e forjará um ambiente de negócios internacional de primeira classe. Especialmente em termos de acesso ao mercado, adiantou Ma, medidas especiais para relaxar o acesso ao mercado e catálogos de indústrias incentivadas estão sendo estudadas e elaboradas para implementar gerenciamento de lista negativa.

Guangdong implementará políticas de talentos mais abertas, oferecendo serviços internacionais de qualidade em termos de visto, moradia, educação e tratamento medical para atrair e reunir mais talentos altamente habilidosos e escassos, ressalvou Ma. O projeto “ Novo Bairro de Macau”, proposto pelo plano de Hengqin, cuja construção está em pleno andamento e com conclusão prevista em 2023, providenciará cerca de 4000 moradias para habitantes macaenses.