• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Começa o 2.º Festival Internacional de Comédia de Macau

O 2.º Festival Internacional de Comédia de Macau foi oficialmente inaugurado no dia 9 de abril.

Com o tema “Tenho evento feliz, alegria infinita”, o festival de comédia deste ano mantém o modelo da primeira edição, “um festival, dois locais”, e estabelece uma ecologia de comédia a todas as dimensões, dos clássicos aos pioneiros, do palco ao ecrã, através dos cinco secções principais de peças de teatro, exibições de filmes, capital de risco para comédia, noite de comédia e fóruns do sector.

Como co-organizador, a empresa de Hengqin Shenhe Industrial Investment Company Limited, com base na operação do Centro de Cultura e Artes de Hengqin, ajuda o Festival Internacional de Comédia de Macau a se tornar um novo motor para o desenvolvimento da indústria de comédia na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, atravás da oferta do local principal, serviços de integração de recursos e capacitação de toda a cadeia da indústria.

No dia da inauguração, estreou aqui a peça de teatro em chinês “um dia de aventura maravilhoso de Peppa Pig”, adaptada de um clássico da PI, que apresentou de forma vívida os encantos naturais e humanistas de Hengqin numa perspectiva de conto de fadas.

As crianças de seis jardins de infância de Hengqin e Macau foram convidadas a entrar no teatro de Mahua FunAge para experimentar a magia da comédia numa experiência imersiva. Os comediantes Ai Lun e Chang Yuan partilharam as suas ideias criativas e incentivaram o entusiasmo dos espetadores com as suas interações humorísticas.

Além disso, o festival de comédia reuniu importantes convidados com fama internacional, como Takeshi Kitano e Aamir Khan. E o evento tem muitos destaques:

a estreia na Ásia de “Charlie Chaplin: The Spirit of the Tramp”, a estreia na China do novo filme de Takeshi Kitano, “Broken Rage”, entre outras mais de 30 obras clássicas.

No dia 11 de abril, o capital de risco para comédia realiza a final em Hengqin, onde Shen Teng, Ma Li, Feng Xiaogang e Xu Zheng, formaram um “grupo de decisão de estrelas” para testemunhar a transformação de obras de comédia excelentes do guião para o palco;   

O fórum de encerramento tem como tema “O Riso é o Antídoto”, Amir Khan, Shen Teng e Ma Li participarão num diálogo transnacional em Hengqin, debatendo o valor social e o futuro da indústria da comédia.

Como a primeira empresa estatal de plataforma na Zona de Cooperação, Hengqin Shenhe aproveita as vantagens das políticas locais, participa ativamente no recrutamento de empresas-âncora da cadeia representada pela Mahua FunAge e co-organiza o Festival Internacional de Comédia de Macau em dois anos consecutivos, o que ajuda a indústria da comédia a se enraizar e crescer nas regiões de Hengqin e Macau.

Atualmente, o Centro Internacional de Negócios e o Centro de Direitos de Autor da Mahua FunAge estão instalados na Zona de Cooperação, realizando espetáculos residenciais de longo prazo no Teatro de Mahua FunAge em Hengqin, consolidando ainda mais as raízes da indústria das artes do espetáculo em Hengqin.

Esta prática cultural, que utiliza o riso como elo de ligação, acelerará o desenvolvimento da “economia do riso” em Hengqin e Macau com uma atitude mais aberta e uma visão internacional.