• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Sete palavras-chave justificam as novas situações de Hengqin em 2024

Na tarde de 30 de janeiro, realizou-se a sétima reunião do Comitê de Gestão da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin. Na reunião foram ouvidos os relatórios sobre o progresso da primeira fase das principais tarefas-alvo na Zona de Cooperação em 2024 e discutiu-se o relatório de trabalho do comitê executivo  para 2024.

Em 2024 serão celebrados o 75º aniversário da fundação da República Popular da China, o 25º aniversário do regresso de Macau e o 3º aniversário da criação da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, sendo também o ano de grande teste à eficácia da primeira fase da construção da Zona de Cooperação. Vamos entender as novas situações de Hengqin em 2024 através de sete palavras-chave.

Palavra-chave 1: Operação fechada aduaneira 

Em 2024, a Zona de Cooperação concluirá diversas operações fechadas aduaneiras com alta qualidade, e promoverá o estabelecimento preliminar do padrão de desenvolvimento integrado de Hengqin e Macau. A primeira será realizar o relaxamento da "primeira linha" de bens e o controle da "segunda linha". Em segundo lugar, a Zona de Cooperação promoverá também o fluxo transfronteiriço eficiente e conveniente de fatores, acelerando a construção de um novo sistema de integração e abertura de alto nível com Macau.

Palavra-chave 2: As "quatro novas" indústrias

Em 2024, a Zona de Cooperação irá se integrar plenamente ao plano de desenvolvimento adequadamente diversificado da economia de Macau, acelerará o cultivo de quatro indústrias caraterísticas, incluindo a pesquisa e desenvolvimento de ciências e tecnologias e a manufatura de ponta, a medicina tradicional chinesa, o comércio de cultura, turismo, convenções e exposições, e as finanças modernas, elevará a quota destas indústrias no PIB regional para 55%.

Palavra-chave 3: Meios de subsistência e bem-estar dos residentes de Hengqin e Macau

Este ano, concentrando-se nas questões de subsistência mais preocupantes para os residentes de Macau, a Zona de Cooperação irá melhorar ainda mais as instalações de apoio do "Novo Bairro de Macau", criar ativamente um ambiente de vida habitável e favorável aos negócios que seja semelhante a Macau, e melhorar continuamente o sentido de realização e felicidade dos residentes de Macau em Hengqin.

Palavra-chave 4: Nova produtividade de qualidade

Em 2024, a Zona de Cooperação acelerará a convergência de elementos inovadores, fornecendo forte apoio ao desenvolvimento e cultivo de novas forças produtivas de qualidade. Irá aderir à inovação tecnológica para orientar o desenvolvimento de alta qualidade e moldará novas forças motrizes e vantagens para promover o desenvolvimento adequadamente diversificado da economia de Macau.

Palavra-chave 5: Nova cidade simbiótica inteligente de baixo carbono

Em 2024, a Zona de Cooperação otimizará o controle do desenvolvimento urbano, promoverá ativamente a construção da Linha de Extensão do Metro Ligeiro de Macau até a Ilha de Hengqin, acelerará a construção de grandes projetos como o Projeto da Ponte Dupla do Rio Tianmu e a Segunda Fase da Rua Oeste de Huandao, implementará projetos dinâmicos de transporte público e acelerará a renovação e expansão do Cais de Hengqin.

Palavra-chave 6: Acesso a Macau

Em 2024, a Zona de Cooperação estabelecerá e melhorará um sistema de acesso ao mercado que se conecte com Macau e esteja alinhado às normas internacionais, criará um ambiente de investimento e negócios "aberto, inclusivo, eficiente e conveniente", e focará na criação de um ambiente empresarial orientado para o mercado, baseado na lei e internacionalizado, proporcionando um forte apoio ao desenvolvimento diversificado das indústrias de Macau.

Palavra-chave 7: Novo sistema de “quatro conjuntos”

Em 2024, a Zona de Cooperação continuará a melhorar o novo sistema de “consulta, construção, gestão e partilha conjuntas” de Guangdong-Macau, com isso, melhorará continuamente a eficiência operacional das agências executoras e estimulará as vantagens e vitalidade do sistema. Além disso, todas as partes trabalharão em conjunto com Guangdong e Macau para reforçar a propaganda e a promoção da Zona de Cooperação no exterior e expandir sua influência nacional e internacional.