• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Hengqin tem agora mais de 5.700 empresas de investimentos de Macau

Actualmente, a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin mante um crescimento rápido das empresas, pessoas e capitais de Macau. As quatro principais indústrias formam o novo paradigma de desenvolvimento, prestando forte apoio ao desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau do modo “1+4”. De acordo com as estatísticas, a Zona de Cooperação tem um total de mais de 5.700 empresas de investimentos de Macau, aumentando 23,98% em comparação com o número antes do estabelecimento da Zona de Cooperação.

Desde o estabelecimento da Zona de Cooperação, foram lançadas continuadamente políticas de apoio ao desenvolvimento das indústrias como circuitos integrados, a biomedicina no âmbito de big health, finanças, e convenções e exposições, além de dar maior apoio para empresas de Macau.

Em Julho deste ano, foram promulgadas as “Medidas de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria de Convenções e Exposições da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin”. A política “Um Evento, Dois Locais” permite que uma mesma exposição possa ser promovida tanto em Hengqin como em Macau. Os subsídios para as exposições ou conferências serão aumentados 20%, e durante o período de convenções e exposições de Macau, são concedidos os subsídios para as actividades turísticas ou festivais relevantes realizadas na Zona de Cooperação, com o objectivo de aprofundar o desenvolvimento coordenado de “Convenções e Exposições + Turismo” de Macau e Hengqin.

Para fortalecer a cooperação da cultura, turismo e convenções e exposições, Hengqin e Macau lançam em conjunto o logótipo da marca “Um Evento, Dois Locais” e prevêem a realização de oito actividades de convenções e exposições no formato de “Um Evento, Dois Locais” durante o ano. Recentemente, já lançaram o primeiro lote de “produtos turísticos conjuntos de Hengqin e Macau”, os roteiros de turismo do modo “Uma Viagem, Vários Destinos” e pacotes promocionais de viagem a Hengqin para habitantes de Macau. Neste momento, a Zona de Cooperação está a explorar excursões de estudo e excursões de convenções em conjunto com Macau e Zhuhai, e a desenvolver activamente produtos turísticos insulares, com o objectivo de utilizar efectivamente o Terminal Marítimo de Hengqin e a construir conjuntamente uma grande cadeia da indústria turística de “uma viagem, vários destinos, operação integral e expansão coordenada”.

Paralelamente, com base nos “30 Itens sobre Fianças de Hengqin”, a Zona de Cooperação promove consistentemente a inovação financeira transfronteiriça, efectuou a primeira alienação transfronteiriça de activos de uma empresa de locação financeira, realizou a emissão bem-sucedida do primeiro título em RMB offshore de uma empresa da Zona de Cooperação em Macau, e foi listado simultaneamente em Macau e Luxemburgo. A cooperação entre instituições financeiras de Hengqin e Macau já se torna uma normalidade.

No primeiro trimestre deste ano, o valor agregado da indústria financeira da Zona de Cooperação atingiu 4,3 mil milhões de yuan, representando cerca do quarto do PIB da Zona de Cooperação, e já se tornou uma das suas principais dinâmicas do crescimento económico. A Direcção dos Serviços de Desenvolvimento Financeiro da Zona de Cooperação anunciou que, na próxima fase, a Zona de Cooperação continuará a promover a interacção industrial entre Hengqin e Macau e inovação financeira transfronteiriça, cooperar com Macau para desenvolver as indústrias financeiras modernas, como o mercado de obrigações, a gestão de fortunas e locação financeira, e impulsionar a interligação entre os mercados financeiros dos dois lugares.