• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Destaque: De brinquedos a chá de bolhas, marcas chinesas ampliam participação de mercado na Malásia

Clientes visitam loja Pop Mart em Kuala Lumpur, Malásia, no dia 18 de junho de 2025. As marcas chinesas continuam ampliando sua participação no mercado consumidor na Malásia, com demanda forte e crescente por uma gama de produtos, que vai de chá de bolhas a brinquedos de grife. (Xinhua/Cheng Yiheng)

As marcas chinesas continuam ampliando sua participação no mercado consumidor na Malásia, com demanda forte e crescente por uma gama de produtos, que vai de chá de bolhas a brinquedos de grife.

Com uma rápida caminhada pela capital, Kuala Lumpur, é possível ver facilmente lojas da gigante chinesa de bebidas Mixue, da rede de chás com leite CHAGEE e da Luckin Coffee, uma marca líder de café chinesa.

Apaixonados por comidas e bebidas, os malaios migraram para essas redes e encheram as redes sociais locais com avaliações positivas. Enquanto isso, outras, como a Pop Mart, uma popular empresa chinesa de brinquedos conhecida por suas caixas surpresa colecionáveis, especialmente o personagem Labubu, também estão ganhando espaço rapidamente.

Além da presença onipresente de smartphones e outros eletrônicos de consumo desenvolvidos na China, esses itens colecionáveis viraram sensação global, destacando a forte competitividade da propriedade intelectual (PI) desenvolvida na China no mercado aberto, ao mesmo tempo em que mostram cultura e criatividade.

FENÔMENO CULTURAL EM CRESCIMENTO

No Pavilion Kuala Lumpur, um importante shopping center no movimentado bairro turístico de Bukit Bintang, placas indicam que as últimas estatuetas Labubu estão esgotadas, destacando a crescente popularidade dos produtos culturais chineses na Malásia e o entusiasmo que eles estão gerando entre os jovens locais.

Entre os visitantes estava Chong Man Hen, que veio especialmente a Kuala Lumpur para visitar a loja, pois é colecionador entusiasmado de estatuetas que combinam designs tradicionais com um visual moderno.

"Coleciono produtos com designs tradicionais chineses", disse ele à Xinhua. "O que torna esses brinquedos de design chinês especiais é que eles ajudam a preencher a lacuna entre nós e a estética tradicional chinesa, dá uma ideia rápida do que o personagem representa. Além disso, por serem miniaturas, chamam muito minha atenção".

"Pessoas ao redor do mundo podem ser expostas à história e à cultura chinesas por meio desses produtos, e é uma maneira fácil de entender mais. Quando marcas como a tradicional CHAGEE chegam, fico feliz em testar seus produtos e é ótimo não precisarmos ir até a China para fazer isso. Podemos aproveitar tudo isso aqui na Malásia", disse ele.

Dentro de uma loja CHAGEE próxima, um grupo de meninas fazia pedidos de bebidas pelo celular enquanto desempacotava caixas surpresa da Pop Mart. A expectativa de encontrar uma edição rara revelava a conexão emocional que esses itens colecionáveis despertaram. Cenas como essa, combinando bebidas no estilo chinês com produtos culturais da moda, estão cada vez mais comuns em Kuala Lumpur.

PRODUTOS ÚNICOS COM MUITO APELO

Esses produtos culturais também contribuem para a economia local, atraindo o interesse não só de malaios, mas também de visitantes internacionais.

Esther Yong, estudante universitária e ávida colecionadora, observou que pessoas de países sem acesso à Pop Mart agora viajam para a Malásia só para ter acesso às estatuetas.

"Acho que (os produtos chineses) ajudam a economia da Malásia", disse ela. "Já vi muitos estrangeiros vindo à Malásia para comprar itens da Pop Mart, alguns até levam caixas inteiras. Acho que é benéfico para a economia".

Esther também sugeriu que a varejista expandisse sua linha de produtos para atrair colecionadores como ela.

"Elementos culturais chineses são um ponto muito positivo para mim... Gosto muito de elementos chineses antigos, como os trajes tradicionais em Imperatrizes no Palácio. Se uma série com esse estilo fosse lançada, eu adoraria", disse ela.

Enquanto isso, Sharon Mendoza, uma turista mexicana, disse que viu as estatuetas na Pop Mart pela primeira vez durante uma visita à China e que as observou em suas viagens seguintes.

"Não existe uma marca assim no México... Se houvesse uma loja Pop Mart, eu a visitaria todo fim de semana", disse ela, rindo. "Em todos os lugares que conheço que há uma loja Pop Mart, eu gostaria de ir, porque gosto de presentear minha família e meus amigos com esses brinquedos".

A ascensão das marcas chinesas na Malásia é mais do que uma tendência comercial, mas parte de uma mudança cultural mais ampla. Seja por meio de brinquedos de grife, redes de alimentos e bebidas ou experiências cinematográficas como filmes de animação, as indústrias criativas da China estão encontrando conexão entre o público global.

"Estamos vendo o poder crescente das propriedades intelectuais chinesas", disse um analista cultural local. "Mais importante, estamos vendo como a cultura chinesa está sendo reinventada, localizada e adotada por novos públicos em todo o mundo".

Clientes tomam chá de bolhas em loja CHAGEE em Kuala Lumpur, Malásia, no dia 18 de junho de 2025. As marcas chinesas continuam ampliando sua participação no mercado consumidor na Malásia, com demanda forte e crescente por uma gama de produtos, que vai de chá de bolhas a brinquedos de grife. (Xinhua/Cheng Yiheng)

Clientes visitam loja Pop Mart em Kuala Lumpur, Malásia, no dia 18 de junho de 2025. As marcas chinesas continuam ampliando sua participação no mercado consumidor na Malásia, com demanda forte e crescente por uma gama de produtos, que vai de chá de bolhas a brinquedos de grife. (Xinhua/Cheng Yiheng)