A Feira de Arte Macau-Hengqin 2025 encerrou-se com sucesso no dia 15 de junho. O evento foi organizado pela Direção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e pelo Instituto Cultural do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), atraindo cerca de 42 mil visitantes ao longo de quatro dias.
Realizado pela primeira vez no Centro de Cultura e Arte de Hengqin, o evento utilizou uma área interior de 6.000 metros quadrados, incluindo mercado de criatividade cultural, exposição de equipamentos especiais, apresentações artísticas, entre outros dois blocos. 70 marcas de criações culturais de Macau, Hong Kong e países da Ásia Sudoeste, e quase 30 marcas de cidades de mais de 10 províncias do interior da China estiveram presentes na feira. Foram também instalados 20 stands de gastronomia. Na zona de artesanatos, foram realizadas 10 aulas de artesanatos que combinam a tradição e a modernidade.
O evento contou com destaques especiais, como produtos licenciados para os 15.º Jogos Nacionais da China e patrimónios culturais imateriais de Macau. No palco de show, foram realizadas 11 apresentações artísticas e 4 palestras culturais, incluindo a primeira apresentação na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau da Agregação Musical Inca. Foi lançada pela primeira vez a mascote oficial inspirada pelas Ruínas da Antiga Catedral de São Paulo de Macau e pelo Centro de Cultura e Arte de Hengqin. Os produtos concernentes foram muito populares.
De acordo com os organizadores, as vendas totais durante o evento excederam 600 mil yuans. Através da colaboração com áreas turísticas e hotéis circundantes, o evento impulsou efetivamente o consumo cultural e turístico da região. No futuro, a Zona de Cooperação continuará a aprofundar a cooperação cultural com Macau e realizar regularmente eventos semelhantes para promover o desenvolvimento integrado do setor de criatividade cultural entre os dois lugares.
Foto: Nanfang Plus