• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Comércio exterior de Guangdong excede 8 trilhões de yuans em 2021, com três principais indicadores batendo recordes

Em 12 de maio, realizou-se a série de coletivas de imprensa sobre as conquistas do desenvolvimento econômico e social de Guangdong para apresentar as realizações da província na promoção do desenvolvimento de alta qualidade e na criação de um pivô estratégico para um novo paradigma de desenvolvimento. 

Zhang Jinsong, diretor do Departamento de Comércio da Província de Guangdong, afirmou que, em 2021, os três principais indicadores atingiram novos recordes, alcançando um crescimento rápido. O valor total de importação e exportação atingiu 8,27 trilhões de yuans em 2021, registrando um aumento líquido de 1,2 trilhões, com uma taxa de crescimento de 16,7%. O uso real do investimento estrangeiro totalizou 184 bilhões de yuans, que cresceu 13,8%, E as vendas a varejo de bens de consumo sociais subiram 9,9% para 4,4 trilhões de yuans.

No ano passado, as importações e exportações do comércio digital de Guangdong chegaram a US$ 81,23 bilhões, com um crescimento de 22,7%. Com a implementação do projeto de novas modalidades de negócios, realizou-se com sucesso a cobertura de zona piloto abrangente de comércio eletrônico transfronteiriço em 21 municípios cantoneses, ocupando o primeiro lugar no país. Tanto o volume do comércio eletrônico transfronteiriço quanto a escala das compras do mercado da província ultrapassaram 300 bilhões de yuans, aumentando, aproximadamente, uma vez em termos do comércio eletrônico transfronteiriço e comércio offshore.

Guangdong tem concretizado também o projeto de promoção de exposição e realizou de maneira inovativa e sinérgica a 130ª edição da Feira de Cantão, sendo a primeira vez a realizar exposição assim como fórum nacional de modo online e offline, recebendo 600 mil visitantes no total. Ao mesmo tempo, a província tem acelerado a transformação e atualização da Feira de alta tecnologia da China e a Exposição Internacional da Rota da Seda Marítima do Século XXI para exposições regionais e globais de alto nível.

A respeito do projeto de centros de consumo internacionais da Área da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, a cidade de Guangzhou foi incorporada na lista dos cinco primeiros centros a ser cultivados no país. Além disso, Guangdong tem apoiado a construção de Shenzhen como um centro internacional de consumo e também a de seis centros de consumo regionais a nível provincial, inclusive Zhuhai, Shantou, Foshan, Shaoguan, Dongguan, Zhanjiang, estabelecendo uma série de ruas de pedestres e círculos comerciais característicos exemplares.

Em relação ao aperfeiçoamento do ambiente de negócios, implementou-se o projeto de reforma para facilitar o despacho aduaneiro. Em 2021, o tempo para o despacho aduaneiro de importação e exportação na província inteira desceu, respetivamente, 81% e 94% em relação a 2017. A taxa de aplicação dos serviços principais do “balcão único” para comércio internacional alcançou 100%.

Ademais, Guangdong tem melhorado a sustentação de indústrias e estabilizado a cadeia industrial e de abastecimento, construindo um diagrama de dados industriais em volta dos 20 clusters industriais estratégicos. Os grandes programas de capital estrangeiro com investimento anual superior a US$ 100 milhões totalizam 218 em 5 anos, incluindo ExxonMobil, Basf, etc.,  grandes projetos com investimento de mais de 10 bilhões que se inauguraram em Guangdong e estão em construção.