• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

100 pessoas e 100 fotos contam a “História de Macau"

Para comemorar o 75º aniversário da fundação da República Popular da China e o 25º aniversário do regresso de Macau à pátria, foi inaugurada no dia 16 de dezembro na Galeria Lisboa, Doca dos Pescadores de Macau, a “História de Macau: a vida de sonho de 100 pessoas de Macau”, uma exposição de fotos e de interação multimídia, contando as histórias dos 100 entrevistados por meio de luz e sombra.

A exposição é realizada pelo Centro de Comunicação Internacional de Guangdong (GDToday), pela Lotus TV Macau, pela Biblioteca da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau e pela Galeria de Imagens de Macau, sob a orientação do

Departamento de Publicidade do Gabinete de Ligação do Governo Central da China em Macau e do Gabinete Provincial de Informação de Guangdong, além da cooperação entre o Nanfang Media Group e a Associação Internacional de Intercâmbio de Artes Lotus.

O evento é dividido em duas zonas, uma de vídeo com interação multimídia e outra de fotos, mostrando as mudanças de Macau nos últimos 25 anos, o que permite ao público mergulhar no progresso e crescimento constante de Macau ao longo de um quarto de século e obter uma compreensão melhor sobre o sucesso de “Um País, Dois Sistemas” em Macau.

Exibindo a imagem colorida de Macau nos últimos 25 anos

Na área interativa de vídeo multimídia, são apresentados na tela grande os avatares dos 100 entrevistados, correspondendo respectivamente a 100 vídeos. Os visitantes podem tocar o painel táctil vertical ligado à tela grande para ver as histórias destes cidadãos de Macau que cresceram com Macau e a pátria nos últimos 25 anos e ouvir as suas expectativas para o desenvolvimento futuro de Macau e indivíduos.

Um total de 73 fotografias são apresentadas na área de fotos, que incluem a comparação entre imagens antigas e atuais de muitos lugares de Macau, as cenas da cidade em profundidade nas ruas de Macau, bem como edifícios de referência, demonstrando vividamente as brilhantes conquistas de Macau no processo de desenvolvimento económico e social, junto com as 27 fotografias exibidas na Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau.

Liu Qiyu, presidente do Nanfang Media Group (Nanfang Daily)

“Assistir a estes curtas-metragens e imagens, e ver os cidadãos de Macau contarem com entusiasmo e alegria as suas histórias pessoais de perseguir e realizar os seus sonhos, sentimos felizes e comoventes”, disse Liu Qiyu, presidente do Nanfang Media Group (Nanfang Daily).  Segundo ele, a exposição pretende não apenas explorar um novo paradigma de cooperação aprofundada nos meios de comunicação no âmbito do desenvolvimento integrado da Grande Área da Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, mas também apresentar vividamente as grandes mudanças de Macau nos últimos 25 anos desde seu regresso à pátria e transmitir as expectativas comuns de um futuro brilhante para Macau.

Li Zisong, director da Lotus TV Macau

Li Zisong, director da Lotus TV Macau, disse que Macau, que regressou à pátria há 25 anos, é um Macau da juventude, um Macau cheio de vitalidade e um Macau que faz milagres. Esperamos que através desta exposição e divulgação nos meios de comunicação, possamos apresentar as histórias mais emocionantes de Macau ao público no país e no estrangeiro.

Visitantes podem tirar fotos com loja de lembranças das ruas antigas de Macau”

A exposição dispõe também de uma área de check-in criativa, que restaura ao tamanho real a fachada de uma loja de souvenirs nas antigas ruas de Macau. Os visitantes podem sentar-se no banquinho à sua frente e tirar fotos, o que parece uma viagem inesquecível no tempo.

As fotos exibidas na biblioteca da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau baseiam-se na área urbana de Macau, um património cultural mundial, contando a “cenária” e a “história” de Macau sob a mistura das culturas chinesa e ocidental.

A exposição vai até o dia 31 de dezembro de 2024 e é aberta ao público gratuitamente.

Autores: Yang Xiao, Jiang Junyan

Foto: Guo Hongda