O 2.º Festival Internacional de Comédia de Macau, com o tema de "Tenho evento feliz, alegria infinitiva", eram muito além das exposições e espectáculos artísticos, tornando-se num evento de referência para o aprofundamento da colaboração cultural e a exploração da inovação industrial entre Hengqin e Macau.
Desde o modelo de "um festival, dois locais" da primeira edição em 2024, até hoje, em que o festival de comédia está a ligar a criação artística, a formação de talentos, a incubação de PI e a economia da cultura e turismo, Macau e Hengqin está a usar a comédia como ponto de apoio para promover a integração cultural e a convivência económica.
Macau tem o sabor artístico de mais de 400 anos de mistura das culturas chinesa e ocidental, enquanto Hengqin tem o gene inovador da reforma e da abertura. As culturas de Hengqin e Macau são complementares e são apresentadas nos palcos do festival de comédia.
Nos últimos anos, Hengqin e Macau têm trabalhado em conjundo para criar uma série de eventos culturais e turísticos interessantes, promovendo o fluxo cultural bidirecional e prestando apoio à industrialização da PI cultural de Macau e à integração cultural em Hengqin.
Leong Wai Man, Presidente do Instituto Cultural do Governo da RAEM, salientou na conferência de imprensa que o festival de comédia era uma medida importante para Macau construir a "Capital Cultural da Ásia Oriental", com o objectivo de impulsionar o desenvolvimento diversificado da economia através das indústrias culturais e criativas, o que corresponde ao apoio de Hengqin à estratégia "1+4" de diversificação moderada da economia de Macau.
Como a primeira empresa estatal na Zona de Cooperação, Hengqin Shenhe Industrial Investment Co., Ltd, aproveita as vantagens das políticas da Zona de Cooperação, participa ativamente no recrutamento de empresas-âncora da cadeia representada pela Mahua FunAge e co-organiza o Festival Internacional de Comédia de Macau em dois anos consecutivos, o que ajuda a indústria da comédia a se enraizar e crescer nas regiões de Hengqin e Macau.
A inovação institucional é essencial para a atualização da indústria. Hengqin lançou uma política para subsidiar projectos culturais transfronteiriços e políticas como "uma convenção ou exposição, dois locais" e "um festival, dois locais" para quebrar os limites espaciais. Além disso, os talentos culturais e artísticos de Hong Kong e Macau podem solicitar diretamente a aprovação de espectáculos comerciais na Zona de Cooperação, facilitando ainda mais a integração e o desenvolvimento das indústrias culturais de Hengqin e Macau.
O Centro de Cultura e Arte de Hengqin é um importante portador para as actividades culturais de grande escala na Zona de Cooperação, enriquecendo a vida de lazer dos residentes. De acordo com a Direcção dos Serviços de Assuntos de Subsistência da Zona de Cooperação, até 31 de março de 2025, o Centro de Cultura e Arte de Hengqin realizou mais de 50 exposições e espectáculos artísticos, entre os quais a exposição especial de relíquias culturais "Tesouros da Antiga Shu - Sanxingdui e Jinsha" recebeu mais de 200 mil visitantes.
A cooperação cultural entre Hengqin e Macau é de importância estratégica na construção da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, realizando o fluxo bidirecional de "introdução ao interior" e "saída ao mundo". No futuro, o Centro de Cultura e Arte de Hengqin continuará a desempenhar o seu papel de plataforma para promover a cooperação nas indústrias culturais de Hengqin e de Macau.