• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Plano para construir zona de cooperação aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin criará novas oportunidades para Macau, diz governo da RAEM

Vista na icônica da Praça do Lótus Dourado de Macau, onde uma cerimônia de hasteamento de bandeira é realizada para celebrar o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China, em Macau, sul da China, 1º de julho de 2021. (Xinhua/Cheong Kam Ka)

O governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) disse neste domingo que o plano geral para construir uma zona de cooperação aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin criará um novo impulso para o desenvolvimento local.

Hengqin está localizada na parte sul da cidade de Zhuhai, na Província de Guangdong, de frente para a Macau.

O plano, divulgado neste domingo pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado, mostra o apoio do governo central à adequada diversificação econômica de Macau e é uma iniciativa importante para enriquecer ainda mais a prática de "um país, dois sistemas", disse o governo da RAEM em um comunicado.

A zona de cooperação proporciona a Macau um novo espaço e novas oportunidades para melhorar o bem-estar e a subsistência de seus residentes, enquanto assegura a prosperidade e estabilidade a longo prazo e facilita sua maior integração no desenvolvimento nacional em geral, disse o governo da RAEM.

Com a promulgação do plano, o desenvolvimento de Hengqin inaugura uma nova etapa marcada pela discussão mútua, construção conjunta, administração conjunta e benefícios compartilhados entre Guangdong e Macau.

O governo da região acrescentou que trabalhará, sob a orientação das autoridades centrais e de acordo com o plano, para impulsionar o desenvolvimento da zona de cooperação em conjunto com o governo provincial de Guangdong e o governo municipal de Zhuhai.

O governo da RAEM está confiante de que, sob o princípio orientador de aderir a "um país" e ao mesmo tempo de aproveitar "dois sistemas", a zona de cooperação será bem sucedida na exploração de um novo sistema e nova demonstração para o desenvolvimento, e na criação de um novo impulso para a implementação estável e sustentada de "um país, dois sistemas" com características de Macau.