• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Parada de Celebração do Ano do Coelho espalha votos festivos na zona norte no sétimo dia do Ano Novo Lunar, fogo-de-artifício no dia de “Todos os Aniversários”

)A Parada de Celebração do Ano do Coelho desfilou esta noite, sétimo dia do Ano Novo Lunar (dia 28), na zona norte, prolongando a animação das festividades. Dezoito carros alegóricos engalanados com votos festivos atraíram residentes e visitantes a esta parte da cidade para festejar o Ano Novo Chinês, estimular o consumo e impulsionar o desenvolvimento da economia nas zonas comunitárias.

Na cerimónia de arranque da parada estiveram presentes a directora da Direcção dos Serviços de Turismo (DST), Maria Helena de Senna Fernandes, acompanhada pelo subdirector da DST, Ricky Hoi, o Administrador do Conselho de Administração para os Assuntos Municipais do Instituto para os Assuntos Municipais (IAM), Lam Sio Un, o vogal executivo do Conselho de Administração do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), Agostinho Vong, a vice-presidente do Instituto do Desporto (ID), Lam Lin Kio, o vice-presidente substituto do Instituto Cultural (IC), Cheang Kai Meng, a par com o chefe da Divisão de Cultura, Turismo, Convenções e Exposições, e Comércio da Direcção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin, Vic Lam, entre outros convidados.

Participação entusiástica do público

A parada partiu com a ajuda duma exibição de grande dimensão de danças do leão, seguindo da Rua Norte do Patane rumo ao Jardim do Mercado do Iao Hon. Ao longo do percurso o desfile foi felicitado com entusiasmo pelo público. No Jardim do Mercado de Iao Hon, teve lugar um espectáculo de animação cultural para festejar o Ano Novo Lunar, que contou com exibições trazidas pela MGM, Wynn Macau, SJM Resorts, S.A., Limited, Sands Resorts Macao, Melco Resorts & Entertainment Limited, Nam Kwong (Group) Company Limited e Zhuhai Chimelong, a par com o grupo MFM e cantores de Macau Germano Guilherme e Sean Pang, em conjunto com artista de Hong Kong Hubert Wu, entre outros, que receberam os carros alegóricos em festa com o público.

18 carros alegóricos celebram festividades

A parada deste ano trouxe 18 carros alegóricos para espalhar votos festivos e celebrar a entrada no Ano do Coelho com os residentes e visitantes. Oito dos carros alegóricos são de serviços públicos: DST, Centro de Intercâmbio de Turismo da Ásia, IAM, IPIM, IC, ID, Direcção dos Serviços de Desenvolvimento Económico da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin e Divisão de Promoção Turística dos Serviços de Cultura, Rádio, Televisão, Turismo e Desporto do Município de Shenzhen. Enquanto os outros dez carros alegóricos são de entidades locais e do Interior da China: Nam Kwong (Group) Company Limited, Galaxy Entertainment Group, MGM, SJM Resorts, S.A., Wynn Macau, Limited, Sands Resorts Macao, Melco Resorts & Entertainment Limited, Zhuhai Chimelong e Zhuhai Da Heng Qin Company Limited and Multinational (Holdings) Group. Cada carro alegórico foi decorado com um estilo original, luminoso e atraente.

Carros alegóricos em exibição e jogo online com votos de fortuna

Os carros alegóricos participantes na parada estarão em exibição entre 29 de Janeiro e 12 de Fevereiro na Praça do Tap Seac, para residentes e visitantes apreciarem de perto e tirarem fotografias para recordação.

Os residentes e visitantes também podem entrar num passatempo online no âmbito do evento. Mediante a concretização de determinadas tarefas, o jogo permite acumular “Flores de Lótus de Boa Fortuna” para ter oportunidade de participar num sorteio. O público também pode entrar no jogo online para votar no seu carro alegórico favorito. Caso o carro alegórico em que os participantes no jogo votaram obtiver o maior número de votos, serão automaticamente elegíveis para participar num sorteio online final e ganhar prémios. O passatempo decorre até 12 de Fevereiro.

Exibição de fogo-de-artifício celebra dia de “Todos os Aniversários”

A segunda exibição de fogo-de-artifício em celebração do Ano Novo Chinês teve lugar hoje às 21h45 na zona ribeirinha, em frente à Torre de Macau, com uma duração de 15 minutos, que animou a noite com a apresentação de desenhos de caras sorridentes, ramos de flores coloridos, gipsófilas e salgueiros dourados e prateados, entre outros efeitos. O último espectáculo pirotécnico para a quadra festiva está agendado para 5 de Fevereiro às 21h00 para celebrar o Festival das Lanternas com os residentes e visitantes.

Eventos do Ano Novo Chinês mostram dinamismo de “turismo +”

A iniciativa “Passeando pela Almeida Ribeiro — Projecto piloto para área pedonal”, organizada este ano pela primeira pelo governo, prossegue no fim-de-semana do Festival das Lanternas. Para além da parada e exibições de fogo-de-artifício, zonas de queima de panchões e fogo-de-artifício, eventos desportivos alusivos, concertos ao ar livre, entre outros, organizados por entidades governamentais para este Festival da Primavera, as seis grandes empresas de turismo e lazer integrado, a par com outros operadores da indústria do turismo e associações também organizaram actividades comemorativas, para estender o dinamismo do “turismo +” a toda a cidade e atrair mais visitantes a passar as festividades e despender em Macau, com vista a ajudar na recuperação do turismo e da economia.

Para informações sobre as Celebrações do Ano Novo Lunar em Macau 2023 ver https://www.macaotourism.gov.mo/pt/article/cny/celebrations-2023. Detalhes sobre a Parada de Celebração do Ano do Coelho podem ser consultados em https://www.macaotourism.gov.mo/pt/article/cny/parade-2023 ou seguindo o contacto da DST no WeChat (MGTOweixin).

(gcs.gov.mo)