• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

14.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas será inaugurado a 1 de Junho com melhorias globais nos fóruns e na dimensão de exposição

Conferência de imprensa organizada pelas entidades organizadoras no dia 30 de Maio

Organizado conjuntamente pela Associação dos Construtores Civis Internacionais da China e pelo Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, o 14.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infra-estruturas (IIICF) terá lugar no Cotai Expo, do Venetian Macao, entre os dias 1 e 2 de Junho. A nova edição contará com a presença de mais de três mil convidados, incluindo representantes oficiais a nível ministerial, quadros superiores de administração de instituições financeiras, das 250 melhores empresas de construção civil classificadas pela ENR a nível mundial e das organizações internacionais, assim como associações comerciais internacionais e empresas de cadeia industrial e de cadeia de abastecimento. Esta edição regista um número que será o dobro do número da edição anterior. Já em relação à vertente de exposição, esta será realizada, pela primeira vez, num designado pavilhão de exposição, onde 90% dos stands serão de conteúdo e decoração específicos. Várias actividades, como sessões promocionais de marcas, roadshows de empresas e bolsas de contactos, decorrerão para inaugurar uma nova conjuntura de investimento e construção de infra-estruturas que promove a cooperação e o benefício mútuo.

Na conferência de imprensa realizada no dia 30 pelas entidades organizadoras, estiveram presentes o Presidente da Associação dos Construtores Civis Internacionais da China, Fang Qiuchen, e o Presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, U U Sang, que apresentaram os trabalhos de preparação para esta edição do IIICF.

Dobro da dimensão e do número de convidados. Elites internacionais da área de infra-estruturas exploram em conjunto o desenvolvimento sustentável

Na apresentação, Fang Qiuchen explicou que, com a realização integralmente física, a edição deste ano terá como tema principal “Liderança pelas Indústrias Verdes, Impulsionamento pela Inteligência Digital, Empoderamento Financeiro, Cooperação com Benefícios Mútuos”, bem como contará com a presença de mais de três mil convidados, o número de participantes a nível presencial duplicou em relação à edição anterior, sendo provenientes de mais de 60 países e regiões, que incluem: mais de 40 representantes oficiais a nível ministerial ou superior, quadros superiores de administração de cerca de 20 instituições financeiras, mais de 70 empresas das 250 melhores de construção civil classificadas pela ENR a nível mundial, e mais de dez organizações internacionais, assim como mais de 10 associações comerciais estrangeiras e mais de 700 empresas de cadeia industrial e de cadeia de abastecimento.

O Fórum desta edição passará a realizar, pela primeira vez, as exposições profissionais. Os modelos físicos ou as tecnologias de realidade aumentada serão aproveitados para exibir a maquinaria de grande dimensão destinada à construção de infra-estruturas, bem como para exibir os projectos de infra-estruturas mais representativos no âmbito da “Uma Faixa, Uma Rota” e da Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau e para exibir os novos materiais, as novas tecnologias e os novos artifícios de protecção ambiental, mostrando ao público os resultados da aplicação das tecnologias relativas à interconectividade regional, ao desenvolvimento de baixo carbono e à digitalização e inovação.

Além disso, o presidente afirmou que foi preparada uma rica variedade de actividades complementares na zona de exposição, como a visita da exposição por parte das personalidades importantes convidadas, sessões promocionais de marcas, roadshows de empresas, bolsas de contactos, entre outras, com vista não só a estimular o intercâmbio e a interacção entre as empresas expositoras e as partes participantes, mas também a demonstrar os frutos de cooperação internacional do sector e a manifestar a influência internacional da marca “construído pela China”. Assim se promove uma maior participação das empresas e instituições de infra-estruturas no desenvolvimento da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” e na cooperação internacional neste sector. Em simultâneo, estão programados dois fóruns temáticos e dez fóruns paralelos, para potenciar o papel do IIICF enquanto plataforma profissional que permite aprofundar o contacto e o intercâmbio entre as figuras de elite das esferas política, empresarial e académica de todo o mundo e envolvidas no sector de infra-estruturas, impulsionando em conjunto o desenvolvimento sustentável de infra-estruturas no panorama internacional.

Introdução de três novidades na nova edição

O presidente U U Sang, por sua vez, apresentou as três novidades introduzidas nesta edição do IIICF. Primeiro, uma “nova fase”: esta será a primeira edição em que o fórum é realizado após o regresso à normalidade das condições de entrada e saída de fronteiras a nível mundial, significando isto que o evento voltará a contar, desde 2019, com a presença de convidados provenientes de diferentes países e regiões em Macau e com um aumento significativo da adesão dos participantes estrangeiros. Segundo, uma “nova disposição”: nas suas edições anteriores, o Fórum sempre teve a sua exposição em salas de banquete, este ano, no entanto, a mesma decorrerá pela primeira vez num espaço próprio de exposição. Esta mudança não se traduz apenas na vertente quantitativa, com uma área de exposição 1,5 vezes maior, nomeadamente aumentando-se de 2.000 metros quadrados para 5.000 metros quadrados, mas sobretudo na vertente qualitativa, uma vez que os stands e a própria exposição ganham outro nível de profissionalização e passam para um espaço especializado para o efeito, sendo que alguns stands ainda irão ter uma decoração especial. Todas estas alterações permitem um aumento global do grau de profissionalização do evento e espelham, em termos gerais, o desenvolvimento de alta qualidade do fórum. Terceiro, um “novo índice”: na edição deste ano, será publicado, pela primeira vez, o Relatório do Índice de Desenvolvimento de Infra-estruturas dos Países de Língua Portuguesa, para destacar o papel da RAEM como plataforma sino-lusófona.

A par disso, este ano, a presença das entidades da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin será acompanhada pela participação, pela primeira vez, de dez empresas e instituições de Macau, o que revela o crescente interesse dos sectores de Macau pela participação neste evento. Nesse sentido, o presidente espera que a adesão de Macau possa contribuir ainda mais para que as suas empresas se mantenham actualizadas sobre as novas tendências da conjuntura internacional e consigam agarrar bem as oportunidades neste sector.

Uma área 1,5 vezes maior e 90% dos stands exclusivos formam a nova imagem da exposição

O IIICF deste ano irá passar a sua exposição, pela primeira vez, para um designado pavilhão de exposição, aumentando significativamente a área total desta edição em 1,5 vezes, em comparação com a edição anterior. Além disso, este ano, o número de stands de conteúdo e decoração exclusivos ocupam 90% da área total e, onde irão expor objectos e modelos físicos, em vez de meras imagens, no sentido de mostrar, a partir de todas as perspectivas, os resultados do desenvolvimento de qualidade da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” em conjunto pelo sector. Entre os resultados expostos, destacam-se os das três principais tecnologias, designadamente: 1) interconectividade regional, com apresentação das tecnologias avançadas desenvolvidas por empresas de cadeia industrial e de cadeia de abastecimento, destinadas à construção de infra-estruturas portuárias, rodoviárias, de pontes, ferroviárias, aeroportuárias e de desenvolvimento urbano; 2) desenvolvimento de baixo carbono, com ênfase na exibição dos resultados alcançados a nível de tecnologias que contribuem para um desenvolvimento com baixa emissão de carbono, como na área de energias limpas, construção de cidade inteligente e arquitectura verde, assim como na área dos contributos materializados no âmbito de gestão de resíduos, preservação dos recursos de água e protecção ambiental; 3) digitalização e inovação, com foco na apresentação da capacidade de digitalização e inovação do país, sobretudo das conquistas alcançadas em transportes inteligentes, em auto-estradas inteligentes e em maquinaria de construção avançada.

Reforço do conteúdo da cooperação sino-lusófona e promoção do desenvolvimento da diversificação adequada da economia de Macau

Nesta edição do IIICF, além do lançamento habitual do Índice do Desenvolvimento de Infra-estruturas dos Países Abrangidos pela Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” e do respectivo relatório, será publicado, pela primeira vez, o Relatório do Índice de Desenvolvimento de Infra-estruturas dos Países de Língua Portuguesa, para destacar plenamente o papel da RAEM como Plataforma de Serviços para a Cooperação Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Está também agendada a realização do fórum paralelo “Cooperação para o Desenvolvimento Verde de Infra-estruturas entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, que visa impulsionar o desenvolvimento verde e de baixo carbono de infra-estruturas no Interior da China, em Macau e nos Países de Língua Portuguesa, bem como explorar oportunidades para a cooperação em novos projectos de infra-estruturas.

O IIICF tem sido realizado com sucesso em Macau desde 2012 e conta com 11 edições, tendo a sua dimensão, o seu nível e a sua influência internacional aumentado continuamente ao longo dos anos. Para mais informações sobre o IIICF, por favor visite a página electrónica http://www.iiicf.org/ ou subscreva à conta oficial no WeChat: IIICF-MACAO.

Source: gcs.gov.mo