• Versão mobile
  • Siga-nos no Wechat
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube

Guangdong e Macau esforçam-se para alcançar maiores resultados no desenvolvimento da Zona de Cooperação em Hengqin

A 3ª reunião da Comissão de Gestão da Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin teve lugar, no dia 12 de agosto, em Hengqin, ocasião em que se ouviu o relatório de trabalho da Comissão Executiva da Zona em 2022 e se apreciaram a proposta de orçamento e o plano de investimentos da Zona.

Wang Weizhong, governador da província de Guangdong e diretor da Comissão de Gestão da Zona de Cooperação em Hengqin, disse que, neste ano, depois da inauguração da Zona, sob os esforços conjuntos de Guangdong e Macau, foram feitos progressos sólidos em diversos aspetos de trabalho.

É necessário, no futuro, rever, com alto padrão, o “Plano de Desenvolvimento Geral de Hengqin”, promover a abertura de nível elevado focando na integração de Hengqin e Macau, e construir um sistema de acesso ao mercado altamente conveniente. Concentrando-se nos quatro grandes setores de Hengqin, deve-se acelerar a fundação de uma sociedade de desenvolvimento e investimento da Zona de Cooperação, para atrair o estabelecimento de grandes empresas e projetos de circuito integrado, medicina tradicional chinesa, energias renováveis e novos materiais, entre outras áreas.

Deve-se dedicar empenho na implementação e no alcance de resultados dos grandes projetos, assegurando-os efetivamente, como a extensão da linha ferroviária intermunicipal Guangzhou-Zhuhai e a Ferrovia de alta velocidade Guangzhou-Zhuhai-Macau, melhorando constantemente o ambiente de desenvolvimento da Zona. É importante promover a integração da vida do povo, reforçar a conexão com o ambiente de emprego e de empreendedorismo, o sistema de serviços públicos e a garantia social, e a rede de infraestruturas de Macau, a fim de acelerar a criação de um novo lar conveniente para a vida e emprego dos residentes de Macau.

Por sua vez, Ho Iat Seng, chefe do Excutivo da Região Administrativa Especial de Macau e diretor da Comissão de Gestão da Zona de Cooperação, manifestou que, sob a cooperação estreita entre as duas partes, se deram passos sólidos e se apresentaram bons resultados iniciais na construção da Zona.

É necessário promover, no próximo passo, o desenvolvimento estável e de longo prazo da Zona de Cooperação. Em relação à atração de investimentos, é imprescindível proceder, com precisão, à administração de lista focada nos quatro grandes setores, com o objetivo de promover a criação e fortalecimento dos setores emergentes na Zona. Na introdução de projetos chaves, deve-se ter em consideração os espaços limitados da Zona de Cooperação e garantir a conformidade entre os grandes projetos e as exigências traçadas no “Projeto Geral”. A respeito da introdução de talentos, deve-se concentrar nos quatro grandes setores, aproveitando-se bem as vantagens das entidades do mercado na atração de quadros qualificados.

Além disso, deve-se acelerar a interconexão das regras e mecanismos. Até o final deste ano, devem ser lançadas, sucessivamente, políticas chaves de qualidade referentes à administração hierárquica, ao plano geral de desenvolvimento e à construção da Zona de Cooperação de Apoio Financeiro, entre outros.

É ainda necessário acelerar a preparação prática da sociedade de desenvolvimento e investimento, cumprir o dever de cooperar com a Comissão Executiva no desenvolvimento e construção da Zona de cooperação, promover a implementação ordenada dos projetos importantes dos quatro grandes setores, e continuar a aperfeiçoar o novo sistema de “consulta mútua, construção e gestão conjunta, e benefícios compartilhados”.